A necessidade de imóveis verdes

A necessidade de imóveis verdes
setembro 13 14:33 2010 Imprimir Este artigo

As incorporadoras e arquitetos estão cada vez mais empenhados em buscar técnicas e soluções que viabilizem a sustentabilidade nos empreendimentos. Entre as opções estão o reuso de águas pluviais, materiais para revestimento adequados e coleta seletiva de lixo.

Segundo a arquiteta Renata Marques, soluções inteligentes como a captação da água das chuvas para irrigar os jardins ou a escolha da especificação mais adequada dos vidros, podem ser cruciais para reduzir o consumo de água e energia. “O tratamento da água do esgoto para o reuso é outro ator importante para poupar o consumo. Essa é uma medida muito eficaz e necessária, mas pouco aplicada efetivamente. Existe a necessidade de ter uma dimensão maior de shaft, devido ao aumento da tubulação para viabilizar esse processo. Por essa razão é uma técnica rara entre as construções brasileiras”, comenta.

Mais uma iniciativa que esta sendo incorporada aos condomínios pelas construtoras é a previsão de medição de água individual. Para a arquiteta, isso faz com que o usuário seja mais comedido no gasto desnecessário de água. As pessoas sentem-se mais inibidas para gastar água desnecessariamente.
Os edifícios residenciais e comerciais têm enfrentado dificuldades para realizar a coleta seletiva de lixo. Na maioria das vezes a estrutura dos imóveis não apresenta espaço suficiente e adequado tanto para a captação separada do lixo, quanto para a triagem e limpeza do material. “Quando um prédio é concebido, deve ser pensado qual destino será dado ao lixo produzido ali. Nos novos empreendimentos em Brasília e no Rio de janeiro, por exemplo, é obrigatória a existência de uma área para o lixo no hall de serviço.”

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.