Arquitetura de acordo com o estilo de vida

Arquitetura de acordo com o estilo de vida
agosto 18 12:47 2010 Imprimir Este artigo

As preferências e gostos pessoais aparecem em diversos aspectos da vida. Na cidade de São Paulo, a escolha do bairro demonstra essa tendência. Entretanto, muito se pode dizer de uma pessoa baseado também na escolha da planta de sua residência.

Para a arquiteta Renata Marques, as casas e apartamentos refletem nas plantas as necessidades e costumes de cada cultura ou estilo de vida. Bairros como Tatuapé e Mooca, com muitos imigrantes portugueses e italianos, refletem essas características em seus empreendimentos. Nessas regiões, a maior parte da área construída costumava ser ocupada por casas espaçosas com jardim e quintal, além de cozinhas e salas amplas, para receber os familiares. Um ponto a se destacar entre os descendentes desses povos é o prazer em cozinhar e estar próximos da família. Por isso as áreas de convivência são tão valorizadas.

Em outra direção, a região central de São Paulo e bairros como a Bela Vista, que antigamente costumavam ser habitados por imigrantes, recebem muitos empreendimentos em forma de estúdio – um grande cômodo apenas, com todos os ambientes integrados. Na verdade uma solução moderna para solteiros e recém-casados, que buscam o local pela efervescente vida cultural.

Segundo a arquiteta, a flexibilidade de layout nos imóveis voltados para os jovens é desenvolvido visando praticidade; os apartamentos não têm lavanderia, por exemplo, e a área de serviço é conjunta.

Perdizes, por sua vez, destaca-se como um bairro essencialmente de casas verticalizadas ao longo do tempo. As construções antigas dão lugar a apartamentos mais modernos e seguros. Esta já é uma região onde as principais mudanças são para adequar os prédios à questão de oferecer mais segurança.

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.