Buffet Oscar: Peça homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer

Buffet Oscar: Peça homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer
janeiro 04 14:00 2013 Imprimir Este artigo

Em homenagem ao mestre da arquitetura Oscar Niemeyer e a todo o conjunto da sua obra, a designer Alessandra Delgado desenhou o buffet Oscar, que valoriza as curvas e as linhas do Copan, em São Paulo.

Projetado em 1950 pelo arquiteto, o edifício é um dos símbolos da cidade e está em constante transformação.

Com design clean, modernista, com linhas retas, vãos livres e grafismo que contrasta e remete às formas sinuosas do Copan em uma das portas, o buffet Oscar é uma peça diferenciada.

Buffet Oscar - Peça criada para homenagear Oscar Niemeyer.

Buffet Oscar – Peça criada para homenagear Oscar Niemeyer.

“As obras do Niemeyer tendem para o monocromático, portanto, embora sofisticada, exploro uma geometria descompromissada, em branco e preto”, revela a designer.

Além disso, a profissional inova no material: o desenho das curvas do Copan foi feito a partir de num processo de impressão na placa de melamina.

“A construção de um rodapé mais alto que sustenta o móvel oferece a sensação de leveza e balanço nas pontas, presente na arquitetura de Oscar Niemeyer”, explica.

Oscar Niemeyer, foi um arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna.

O Arquiteto Oscar Niemeyer

O Arquiteto Oscar Niemeyer

Niemeyer foi mais conhecido pelos projetos de edifícios cívicos para Brasília, uma cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960, bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos que projetou a sede das Nações Unidas em Nova Iorque.

Sua exploração das possibilidades construtivas do concreto armado foi altamente influente na época, tal como na arquitetura do final do século XX e início do século XXI.

Elogiado e criticado por ser um “escultor de monumentos”, Niemeyer foi um grande artista e um dos maiores arquitetos de sua geração por seus partidários.

Ele alegou que sua arquitetura foi fortemente influenciada por Le Corbusier, mas, em entrevista, assegurou que isso “não impediu que [sua] arquitetura seguisse em uma direção diferente”. Niemeyer se destacou por seu uso de formas abstratas e pelas curvas que caracterizam a maioria de suas obras.

O arquiteto nasceu em 15 de Dezembro de 1907 e faleceu recentemente no dia 05 de Dezembro de 2012, aos 104 anos. Trabalhou ativamente até a proximidade de sua morte.

  Tags desta publicação:
  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
  1. Marina
    fevereiro 13, 18:08 #1 Marina

    designer Alessandra Delgado é sério?

    Responder este comentário

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.