Construção eficiente

Construção eficiente
junho 28 11:12 2011 Imprimir Este artigo


Os projetos arquitetônicos são ideais para garantir a qualidade e eficiência de uma obra. Conciliar estética e economia na construção de um empreendimento é meta que deve ser traçada e planejada já no início de qualquer edificação.

Além da redução de custos, o planejamento permite otimizar espaços internos e de convivência, evitando desperdícios de áreas; diminuir possibilidades de erros e desperdício de materiais e possibilitar maior viabilidade técnica para a realização da obra. Segundo arquiteto e diretor da Torres Miranda Arquitetura, Júlio Torres, um bom planejamento gera valor agregado ao imóvel, uma vez que permite medir objetivamente o desempenho e a evolução do projeto, confrontando o custo real e o planejado. “Recebemos recentemente uma solicitação de intervenção em um projeto em sua fase de finalização. Constatamos que poderia ter ocorrido uma economia de R$ 1 milhão no custo final da obra caso houvesse uma pequena alteração no projeto de circulação vertical”, exemplifica. A partir do momento em que o plano for bem elaborado e a seleção de profissionais criteriosa, a possibilidade de haver retrabalho e desperdício é praticamente descartada. “É mais fácil e produtivo manter toda a obra sobre a gestão de um profissional qualificado ao deixar que cada um execute sua etapa livremente. Realizar um planejamento antes do início das obras garante a execução de um trabalho de excelência, com definição correta de materiais e padrão de acabamento e construção”, afirma Torres.
Izabel Souki, diretora do Escritório Izabel Souki Engenharia e Projetos, acredita que o barato pode sair caro no final da obra para as construtoras e clientes que optarem por não contratar um projeto arquitetônico no início da obra. “Essa fase custa de 2% a 5% do valor total da obra e é determinante para a execução de um bom projeto. Além de apresentar um melhor custo-benefício em curto prazo, evita e prevê problemas na infraestrutura”, conta a diretora do escritório Izabel Souki Engenharia e Projetos.
A especialista explica que um bom planejamento arquitetônico pode resultar no aproveitamento integral dos espaços, com opções estilosas e práticas. “Algumas dicas são, por exemplo, utilizar espaços de vãos, em áreas debaixo de escadas, para construção de adegas; e varandas que podem ser integradas ao ambiente interno e ampliarem salas de estar ou jantar”, aconselha Izabel.

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.