Dicas e tendências para uma boa reforma

Dicas e tendências para uma boa reforma
janeiro 18 09:00 2013 Imprimir Este artigo

Janeiro é conhecido como o mês da reforma, pois muitas pessoas esperam passar as festas de final de ano e verificar o que sobrou do décimo terceiro para pintar a casa, trocar pisos ou simplesmente redecorar o ambiente. Além disso, muitas lojas de materiais de construção fazem liquidações nessa época, um atrativo a mais para fazer aquela obra que estava no papel.

No entanto, na hora de fazer a reforma é preciso tomar alguns cuidados para não ter dor de cabeça depois. A arquiteta Eliane Canhoto, Coordenadora do Curso Técnico de Design de Interiores do CEPDAP, dá algumas dicas para evitar transtornos. “De início é essencial que seja feito um planejamento bem detalhado com tudo que será feito, o que entrará na reforma e a projeção de gastos. É comum verificar proprietários reclamando que a obra saiu mais cara do que o esperado ou, então, teve que parar no meio da reforma por causa do custo”, indica.

Na hora de contratar o profissional para realizar a reforma Eliane também recomenda certa cautela. “A pessoa deve ficar atenta com aqueles profissionais que fazem de tudo e que cobram muito barato. Profissional bom geralmente se especializa e cobra o valor de acordo com o preço de mercado. Além disso, é sempre bom ver as indicações do prestador de serviço e fazer mais de um orçamento para não pagar muito por um serviço que custaria bem menos”, lembra.

Outra dica importante, mas que muitas pessoas esquecem, é a proteção de móveis e aparelhos domésticos. “Se for fazer a pintura das paredes, por exemplo, o ideal é ficar atento à exposição dos móveis para que não respingue tinta, inclusive portas e janelas. Além disso, analise bem qualquer mudança que será feita para não ter problema com espaço de móveis depois”, adverte.

Verde Esmeralda - Cor selecionada pela Pantone como representante do Ano 2013 (Foto: Divulgação)

Verde Esmeralda – Cor selecionada pela Pantone como representante do Ano 2013 (Foto: Divulgação)

A decoração também pode ser um aopção para transformar o espaço (Foto: divulgação)

A decoração também pode ser uma boa opção para transformar o ambiente (Foto: divulgação)

Para aqueles que pretendem somente mudar a decoração da casa, a coordenadora lista algumas tendências que estarão em alta em 2013. “Assim como em 2012, este ano será de cores vivas como laranja, verde limão, turquesa e magenta tropical. Inclusive o Instituto Pantone (entidade mundialmente reconhecida que designa o código internacional de cores) já selecionou a cor deste ano, que será o Esmeralda (Pantone 17-5641). Para quem pretende mudar apenas um cômodo ou destacar uma parte do ambiente, fica a dica de cor”, indica.

No quesito decoração o estilo Art Déco, que é composto por linhas limpas, formas geométricas e cores fortes, também será tendência neste ano. “Além disso, outros estilos serão evidenciados como referências ao pop art, formas clássicas, elementos gráficos, design hollywoodiano, efeitos de neon, metais coloridos e, ainda, nos casos mais ousados, características das décadas de 20 e de 30”, avalia a profissional.

O CEPDAP está com matrículas abertas para o Curso Técnico de Design de Interiores. Nas aulas o profissional será preparado para desenvolver projetos de acordo com a necessidade de cada cliente e com práticas sustentáveis. Mais informações pelo telefone (41) 3029-4044.

  Tags desta publicação:
  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.