Dígitro Inaugura Edifício Sustentável

Dígitro Inaugura Edifício Sustentável
março 16 20:36 2009 Imprimir Este artigo

Dígitro Inaugura Edifício Sustentável. A Dígitro Tecnologia (www.digitro.com), importante desenvolvedora brasileira de soluções de inteligência, tecnologia da informação e telecomunicações, inaugura, em março, a ampliação de sua sede, localizada em Florianópolis-SC. O novo prédio, de 11.400 m², conta com arquitetura de vanguarda e tecnologia de ponta, para proporcionar o máximo aproveitamento de fontes alternativas de energia e recursos naturais renováveis.


Segundo o Diretor Administrativo e de Qualidade, Luiz Aurélio Baptista, o projeto teve como base o aproveitamento de recursos naturais, a utilização de tecnologia de ponta, que permitem eficiência energética, a busca do menor impacto ambiental e, principalmente, o conforto para as pessoas, inclusive os portadores de necessidades especiais. “A idéia foi projetar um prédio que representasse o que é a Dígitro, um modelo de empresa de alta tecnologia, inovadora, que se preocupa com o futuro, com o bem-estar dos seus colaboradores, clientes e fornecedores e com o seu papel social”, diz ele.

Uso sustentável de recursos naturais
Recursos naturais como a água e a energia solar também são utilizados com consciência. A Dígitro instalou sistemas de coleta de águas pluviais, e utiliza água das chuvas na limpeza e nos vasos sanitários, que são adaptados para utilizarem menos água na descarga.

A empresa também investiu no tratamento de seus efluentes, com um moderno sistema que possibilita que os resíduos saiam com mais de 90% de pureza. A água resultante do processo é então utilizada nos jardins.

Além disso, para aproveitamento da energia do sol, a Dígitro instalou um sistema de aquecimento solar, que fornece água quente para todos os sanitários, torneiras e chuveiros.

Entre as características principais do edifício, existe um fosso central, para a entrada de luz natural em três andares, além de brises e vidros especiais em todas as janelas, que filtram até 70% do calor externo, otimizando o uso de energia elétrica com os sistemas de climatização. Outra solução encontrada para minimizar a incidência do calor foi a adoção de telhados brancos, que permitem que os raios solares sejam refletidos, reduzindo a temperatura interna. A Dígitro já adota essa prática desde 1995.

Também existe um conjunto células fotovoltaicas geradoras de energia elétrica a partir da energia solar. Esse sistema será ampliado ano a ano, gerando, progressivamente, energia para a iluminação interna. “O maior desafio foi a definição de sistemas de automação, sensores e alarmes. Escolhemos sistemas que permitirão a perfeita monitoração, através de uma central de controle, de fatores como a temperatura, a energia, a iluminação, a umidade, os níveis de CO², entre outros. Esse acompanhamento é que vai demonstrar a verdadeira dimensão de nossa contribuição nesse esforço global de usar recursos de forma sustentável. ” acrescenta Baptista.

Além das características sustentáveis, o edifício foi construído com preocupação nas pessoas. “Nos preocupamos em construir um prédio totalmente revestido, que dispensa pintura externa, com banheiros especiais e calçadas táteis, para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais. Projetamos ambientes espaçosos para a manutenção dos elevadores, redes de computadores, sistema de refrigeração e energia elétrica, para facilitar o trabalho do técnico. Também investimos em 3 grupos geradores, para garantir o funcionamento normal da empresa em caso de falta de energia”, ressalta o diretor. “Além dessas características, há muitos outros diferenciais, que colocam a Dígitro na vanguarda das construções sustentáveis”, finaliza.

Sobre a Dígitro:
Fundada em 1977, em Santa Catarina, a Dígitro logo se destacou como modelo de empresa de alta tecnologia, desenvolvendo para as operadoras de telefonia brasileira alguns itens de infra-estrutura antes integralmente importados. Com a abertura do mercado para concorrentes internacionais, a empresa não apenas sobreviveu, como obteve sucessivas taxas de crescimento nos últimos anos. A empresa avançou de forma expressiva sobre o segmento corporativo e de provedores de serviços. O volume de negócios fechados, em 2007, atingiu a marca de R$ 108 milhões, registrando um crescimento de 30% em relação a 2006. Além disso, a Dígitro é a primeira empresa brasileira e a segunda da América Latina a conquistar a TL 9000, certificação específica para a área de telecomunicações que estabelece parâmetros mundiais, inclusive com medição comparativa, sobre as melhores práticas do setor. (www.digitro.com)

Dígitro Tecnologia Ltda.
R. Profª Sofia Quint de Souza, 167 – Florianópolis – SC – 88085-040
Tel.: (48) 3281-7051  – Fax.: (48) 3281-7299

fonte: Press Consult

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
  1. valeria
    julho 03, 10:42 #1 valeria

    Parabéns aos administradores desta empresa exemplo. A tecnologia aliada aos recursos humanos e naturais respeitados resultam no que há de melhor….Muito mais sucsso…..

    Responder este comentário

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.