Já pensou em ter uma casa sustentável sem gastar muito? Veja como é possível!

Já pensou em ter uma casa sustentável sem gastar muito? Veja como é possível!
novembro 13 16:00 2012 Imprimir Este artigo

A sustentabilidade é um assunto muito importante nos dias atuais e deve ser levado em conta também no momento de construir ou reformar um imóvel. São pequenos gestos e escolhas que podem transformar um ambiente comum em um local ecologicamente correto. Já pensou em ter uma casa sustentável sem gastar muito? Veja como é possível!

O grande problema da falta de projetos residenciais sustentáveis é que muitas pessoas acreditam que precisam gastar muito para investir nesta parte, mas é possível colaborar com o meio ambiente e não precisar gastar muito. Não são somente os grandes empreendimentos que possuem potencial para colaborar com o meio ambiente, mas cada um pode fazer a sua parte através de medidas simples.

O tripé da sustentabilidade está na busca de soluções que sejam econômicas, facilitem o bem-estar social e colaborem com o meio ambiente. O arquiteto e  CEO do EB-A (Espaço Brasileiro de Arquitetura), Gláucio Gonçalves, diz que vale a pena investir de 5% a 6% a mais em seus projetos de construção civil e reduzir tanto os impactos com o meio ambiente como economizar futuramente com as despesas fixas. Ou seja, não é preciso gastar muito para entrar nesta causa.

Já pensou em ter uma casa sustentável sem gastar muito? Veja como é possível!

Já pensou em ter uma casa sustentável sem gastar muito? Veja como é possível! (Foto: Divulgação)

Há algumas atitudes simples que colaboram com o meio ambiente e fazem a diferença em relação aos gastos de casa. Veja exemplos para se inspirar:

  • Prefira utilizar ventilador ao invés de ar condicionado;
  • Não deixe vazamentos em casa. Conserte-os rapidamente com diversas soluções simples que podemos encontrar no mercado;
  • Durante uma reforma, procure reutilizar ao máximo o que ainda for possível para evitar desperdícios desnecessários e também diminuir os entulhos;
  • Instale luzes com sensores de presença ou lembre-se sempre de apagá-las quando não estiver mais no ambiente. A luz branca é sempre a melhor escolha, pois gasta menos energia;
  • Compre materiais de construção que possuam qualidade, pois esta economia momentânea poderá trazer diversos prejuízos no futuro;
  • Invista na restauração de móveis antigos;
  • Compre eletrodomésticos com selo A do Procel, pois são mais econômicos em relação ao gasto de energia;
  • Evite ao máximo abrir a geladeira a todo o momento e não guarde alimentos quentes dentro dela, pois gastará mais energia.
Já pensou em ter uma casa sustentável sem gastar muito? Veja como é possível!

Já pensou em ter uma casa sustentável sem gastar muito? Veja como é possível! (Foto: Divulgação)

Estas são apenas algumas dicas e sugestões para colaborar com o meio ambiente e ainda economizar, mas há diversas adaptações em seu projeto de reforma ou construção que ajudam neste fator.

Glauco Gonçalves, arquiteto e  CEO do EB-A (Espaço Brasileiro de Arquitetura) possui formação técnica pelo Liceu de Arte e Ofícios de São Paulo, e tem especialização em Planejamento de Empreendimentos Sustentáveis – ANAB Brasil. É professor de design interiores e presta consultoria para estudantes e profissionais de arquitetura e design de interiores.

O EB-A (Espaço Brasileiro de Arquitetura) é um espaço com projetos de arquitetura diferenciada e com aspectos de sustentabilidade. Atuante em todo o Brasil e na África, desenvolvendo projetos no ramo petrolífero.

  Tags desta publicação:
  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.