A Técnica de Pintura de Afrescos

O afresco é a pintura aplicada em parede e teto sobre camada de revestimento ainda úmido, possibilitando a absorção de tinta. Consiste em pintar sobre camada de revestimento de cimento fresco, gesso ou nata de cal. A pintura também pode ser realizada em revestimento úmido, desde que a tinta possa ser fixada.

O afresco é a pintura aplicada em parede e teto sobre camada de revestimento ainda úmido, possibilitando a absorção de tinta. Consiste em pintar sobre camada de revestimento de gesso ou nata de cal. A pintura também pode ser realizada em revestimento úmido, desde que a tinta possa ser fixada.

Esta técnica de pintura é bastante antiga, sendo utilizada, principalmente, na Grécia e Roma. Na cidade arqueológica de Pompéia, que foi destruída pela erupção do vulcão Vesúvio, os arqueólogos encontraram vários afrescos que mostraram cenas da vida cotidiana da civilização romana. Foram largamente utilizados na Renascença italiana, e hoje buscam criar uma atmosfera imponente nos espaços.
Considerada a pintura mural mais antiga e resistente da história da arte, que representa para a pintura contemporânea o mesmo que o latim para as línguas neolatinas.
O Atelier Prata, de Sérgio Prata disponibiliza cursos online sobre a técnica de pintura afrescos, com explicativos que abrangem a história dos afrescos, das técnicas, reação química, preparação da parede, a pintura do afresco, materiais utilizados, pigmentos compatíveis, e todos os segmentos dessa manifestação artística de pintura que, além de embelezar e enriquecer qualquer ambiente, ainda possui conotação histórica, registrando e imortalizando passagens importantes.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Reforma Fácil
      Logo
      Shopping cart