A Técnica de Pintura de Afrescos

A Técnica de Pintura de Afrescos
agosto 11 09:46 2010 Imprimir Este artigo

O afresco é a pintura aplicada em parede e teto sobre camada de revestimento ainda úmido, possibilitando a absorção de tinta. Consiste em pintar sobre camada de revestimento de gesso ou nata de cal. A pintura também pode ser realizada em revestimento úmido, desde que a tinta possa ser fixada.

Esta técnica de pintura é bastante antiga, sendo utilizada, principalmente, na Grécia e Roma. Na cidade arqueológica de Pompéia, que foi destruída pela erupção do vulcão Vesúvio, os arqueólogos encontraram vários afrescos que mostraram cenas da vida cotidiana da civilização romana. Foram largamente utilizados na Renascença italiana, e hoje buscam criar uma atmosfera imponente nos espaços.
Considerada a pintura mural mais antiga e resistente da história da arte, que representa para a pintura contemporânea o mesmo que o latim para as línguas neolatinas.
O Atelier Prata, de Sérgio Prata disponibiliza cursos online sobre a técnica de pintura afrescos, com explicativos que abrangem a história dos afrescos, das técnicas, reação química, preparação da parede, a pintura do afresco, materiais utilizados, pigmentos compatíveis, e todos os segmentos dessa manifestação artística de pintura que, além de embelezar e enriquecer qualquer ambiente, ainda possui conotação histórica, registrando e imortalizando passagens importantes.

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.