Conforto Térmico: O Calor E A Luz A Favor Do Homem

Conforto Térmico: O Calor E A Luz A Favor Do Homem
junho 21 21:17 2008 Imprimir Este artigo

B2Além da harmonia e da estética, o conforto é um item fundamental em um projeto de interiores. Oferecer um ambiente agradável depende da escolha de produtos que aproveitem recursos como a luz e o calor da melhor forma. A proteção solar pode ajudar a otimizar o ar condicionado e seus custos operacionais, sendo um contribuinte chave para economia dos custos de energia.

Restaurante Dressing, com Telas Solares da B2

Segundo J. Donizete Bueno de Araújo, gerente de produtos da B2, além de ser uma fonte de luz e calor, o sol também pode ser um importante recurso arquitetônico, desde que se saiba tirar proveito dele no projeto.

A incidência da luz solar sobre o ambiente e a sua localização são fundamentais na definição dos produtos mais adequados. Na especificação de cortinas e persianas, por exemplo, a utilização de telas solares pode ser considerada uma aliada quando o assunto é conforto térmico.

A concepção de um tecido de proteção solar como um material de construção em si exige um entendimento de suas propriedades físicas e características operacionais. O controle da luz natural e da radiação solar deve ser integrado no projeto.

Telas Solares

B2Tela Solar B2 na Pinacoteca

No que diz respeito aos lançamentos mais recentes nesta área, as cortinas Rolô são uma excelente opção, sobretudo para projetos comerciais. Os modelos como a tela solar Thermoscreen podem ser especificados em função da altura do edifício, da quantidade de luz recebida e da sua localização (face norte, sul, leste e oeste).

Em prédios altos, nem toda janela tem a mesma necessidade de proteção solar. A idéia desta nova coleção é permitir ao cliente escolher, dentro da mesma tonalidade, diferentes características como: visibilidade para o lado externo, proteção térmica e contra o excesso de claridade e privacidade.

A Tela Solar Thermoscreen 1020, por exemplo, é ideal para janelas viradas para o sul ou de andares baixos, com prédios vizinhos muito próximos ou altos (com baixa incidência solar). Possui fator de abertura que permite a entrada da luz natural. Já a Tela Solar Thermoscreen 8003 deve ser especificada para andares intermediários (em fachadas de andares intermediários), ou direcionadas para o leste ou norte. Também é indicada para janelas com vidros escurecidos ou espelhados. A trama fechada (3% a 4%) aumenta a proteção contra o excesso de claridade para quem trabalha na frente de computadores. A Tela Solar Thermoscreen 6001 foi especialmente desenvolvida para janelas com forte incidência solar, localizadas em andares altos e viradas para o norte e oeste.

Cobertura de Vidro

B2A cobertura Silent Gliss está sendo considerada uma verdadeira evolução de tecnologia e design no controle da luminosidade e o calor em greenhouses e ambientes com tetos ou coberturas em vidro. Este sistema de proteção solar tem uma excelente relação custo/benefício e protege objetos de decoração, pisos e quadros dos raios solares.

Guiado por dois trilhos laterais, o tecido forma dobras elegantes com a aparência de uma cortina Romana e traz um toque clássico ao projeto. Os trilhos podem ser curvados e adaptados às várias formas e inclinações de teto de vidro, atendendo com facilidade projetos complexos ou com alto nível de dificuldade.

O sistema pode ser equipado com qualquer tipo de tecido resistente aos raios solares. É oferecido em duas versões de acionamento: manivela (possibilita a abertura de até dois módulos) e motorizada (aciona até três módulos simultaneamente, cobrindo áreas de vidro de até 24m² com um único acionamento).

Toldos

Bastante utilizado nos toldos verticais da B2, o Soltis é um tecido que filtra a luz do sol, proporcionando uma acolhedora luminosidade, evitando o efeito estufa e dando conforto visual e bem-estar. O tecido é decorativo e possui micro furos que arejam o ambiente e garantem ventilação constante, além de permitir a visibilidade para desfrutar da paisagem externa.

O Soltis é um Thermoscreen feito com base de fios de poliéster por meio da técnica prècontraint – na qual o tecido é pré-tencionado nos dois sentidos da trama, durante todo o ciclo de fabricação. Por isso, o Soltis conta com elevada estabilidade dimensional e incomparável resistência, o que evita que se deforme ou sofra rupturas. A facilidade de limpeza e manutenção também é outra vantagem do tecido. O produto se adapta perfeitamente em projetos de residências, clubes, academias, hotéis e restaurantes.

nucleo

Fonte : Núcleo de Decoração
  Tags desta publicação:
  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
  1. Ana Maria N.Barbosa
    maio 01, 23:58 #1 Ana Maria N.Barbosa

    vou viajar p/Campos de Jordão, e como lá faz muito frio, gostaria eu mesma, de confeccionar minha roupa térmica, onde encontrar tecido parafazeressas roupas, como: 2ª pele cerouylas casacoscalças e ect?

    Responder este comentário
  2. Laura Cristina
    janeiro 31, 17:12 #2 Laura Cristina

    Tenho uma cobertura em policarbonato na área da churrasqueira porém esquenta muito. É possível cobrir a cobertura com o Soltis?
    Onde posso encontrar esse material?
    Obrigada

    Responder este comentário

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.