Projeto em pavimentos para terreno irregular

Projeto em pavimentos para terreno irregular
agosto 20 14:33 2010 Imprimir Este artigo

O casal de proprietários teve de mudar para a cidade de Curitiba, no Paraná, junto com seus dois filhos, por obrigações profissionais. Entre seus objetivos estava construir uma casa em um condomínio fechado que solucionasse a topografia do lote, e que priorizasse design clean e estilo contemporâneo.

O arquiteto modernista Marcos Bertoldi, único brasileiro citado entre os “100 Arquitetos e Designers de Interiores Mais Influentes do Mundo”, pela publicação norte-americana Architectural Digest, foi escolhido para desenvolver o projeto no lote íngrime de 1.750 metros quadrados e sugerir ideias inovadoras para a nova moradia da família.
Para compor o projeto da residência de 34 cômodos, Bertoldi optou por uma cobertura plana. Para isso, foram usados telhados rasos com beirais brancos, coroados por madeira, emulando a cultura arquitetônica e construtiva local. Com quatro pavimentos, os dois andares inferiores foram revestidos por mármore travertino e os dois superiores por alvenaria branca.
Entre os princípios da construção está o purismo, como superfícies brancas, formas e linhas retas, além de grandes aberturas em um jogo assimétrico de volumes e proporções que variam de acordo com o interior e exterior do edifício. A arquitetura, o design de interiores e o paisagismo completam-se.
Outro destaque do projeto foi oferecer um amplo espaço de vivência em torno da piscina, com áreas destinadas aos hóspedes, cave para vinhos com sala para degustação, cozinha gourmet, saunas, sala de massagem e vestiários.

Apaixonado por vinhos, o proprietário pediu um cômodo especial para guardar sua coleção de rótulos. O piso travertino italino e as paredes beges adornam o ambiente. Para separá-lo da adega e da cozinha gourmet, foi aplicada uma porta de correr de vidro e aço inoxidável que não mancha. O espaço ganhou mesa de madeira Pequi, do norte da Bahia.

A sala de estar tem mármore travertino navona e painéis de gesso no teto. O mobiliário em tons neutros salienta a arquitetura adepta de linhas retas e materiais naturais, como couros, camurças, madeira, algodão e linhos. Objetos e peças de arte completam a composição. O home theater ganhou um sofá em “l”, cadeiras da Artefacto e cortinas do Empório Beraldin.

Grandes placas do mármore italiano Calacata Oro cobrem as paredes e o piso do banheiro. Ligado ao quarto principal e ao closet do casal, o espaço é dividido em dois setores: um para os lavatórios e a banheira, e outro para o vaso sanitário e o bidê. As torneiras de aço inoxidável são da Linha Quadratta, da Deca.

Por Priscilla Zamarioni

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
  1. ALEX DA SILVA BICUDO
    outubro 27, 22:59 #1 ALEX DA SILVA BICUDO

    Bom dia eu tenho um terreno irregular na medida 10 x 30
    300 m, gostaria de saber se vocês tem alguma ideia tipo dessa casa que ficou linda das fotos, a caída do meu terreno e pro fundo dele também, eu estava pensando em fazer em cima da laje e deixar um porão ou área de lazer com piscina.

    Responder este comentário

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.