Técnica do Capitonê

Técnica do Capitonê
agosto 11 14:07 2010 Imprimir Este artigo

 A técnica, que deixa o tecido ou couro com desenhos em formato de quadrado ou losango, marcados por pespontos ou botões, é conhecida como Capitonê. Esse trabalho de tapeçaria com botões costurados de forma profunda e regular compondo desenhos geométricos é datado do século XIX, mas está revivendo seus de dias de glória e de um jeito muito atual, a exemplo do que se viu em eventos de decoração, está associado a ambientes clássicos ou sensuais, o capitonê ganha ares modernos.

 O ícone desse recurso decorativo é o Chesterfield, um tipo de sofá imponente geralmente revestido de couro com acabamento de capitonê. Esse estofamento é típico da era Vitoriana, quando era comum em poltronas e camas, o capitonê está com tudo na decoração moderna.
 Nos dias de hoje, o capitonê aparece não somente em sofás, poltronas e camas, mas também em pufes, banquetas, baús, almofadas e detalhes do encosto ou das laterais. É possível encontrá-lo até em estampas de cadeiras confeccionadas em acrílico. Os móveis, com desenhos contemporâneos, trazem acabamentos ou estruturas que vão muito além da madeira, usando materiais como metal e vime.
 Bons Exemplos; o Puff em Capitonê grande, com estrutura em madeira estofado em espuma, com detalhes capitonê, revestido em couro ecológico ou tecido ultra sued – da Anima Casa, e as cabeceiras em capitonê da Bio Relax, com estrutura de madeira com tratamento para proteção de cupins e revestimento em Corano, disponível em várias cores.

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
  1. PAULO QUEIROZ
    março 05, 15:43 #1 PAULO QUEIROZ

    Boa tarde ,
    gostaria receber informacões como faço captoner …att
    grato!!!

    Responder este comentário
  2. noemia
    outubro 24, 22:19 #2 noemia

    Amo capitonê. Gostaria muito de aprender o passo a passo. Já tentei fazer, não tive dificuldade com a marcação onde se coloca os botões, mas, no momento de fazer as dobras…. ai , ai , ai… em encosto de cadeira, tudo bem, mas, em banqueta, foi um Deus nos acuda, a espuma é mais alta… então as dobras não deram certo. Gostaria muito de aprender as técnicas corretas, para facilitar… muito obrigada…

    Responder este comentário
  3. william
    julho 20, 22:44 #3 william

    Gostaria muito de aprender Técnica do Capitonê
    em couro e etc… e também aonde comprar ferramentas especificas e afins como botoes para forrar e ferramentas ate para forrar botão, vazadores, no Rio de Janeiro tudo e muito mais difícil, alguém me ajudaria sou aposentado entendem …, um abração, William

    Responder este comentário
  4. Tulio
    abril 29, 12:26 #4 Tulio

    Temos uma empresa associada, fabricante de cabeceira de camas em Oliveira – MG e precisam aprender a fazer captonê. Qualk o custo para enviarmos para sua empresa para aprender?

    Responder este comentário

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.