Design do Bem; Responsabilidade Ambiental

Design do Bem; Responsabilidade Ambiental
agosto 24 09:52 2010 Imprimir Este artigo

Se havia algum resquício de preconceito acerca de produtos fabricados com base na reciclagem e no reúso de materiais descartados, isso teve o seu fim. Primeiro pela preocupação com a responsabilidade ambiental – não há quem não saiba dos riscos que a escassez e a poluição de recursos naturais podem acarretar – e também porque não há limites para a criatividade e o bom gosto, o foco é o design, o bom acabamento e a busca por materiais inovadores.

 Um bom exemplo da criação de produtos sustentáveis e criativos vem do estúdio Plancton Design. Com o objetivo de “Projetar o bem”, trilha um caminho que é mais do que o projeto de design, envolve todos os níveis de interferência que um produto pode ter na sociedade. Todo o objeto faz parte da cultura material refletindo suas relações com as pessoas. Sendo assim, os produtos desenvolvidos buscam uma relação honesta, saudável e divertida com você.
 Para isso, a linha inaugural da Plancton foi desenvolvida, a partir de resíduos industriais, utilizando os conceitos de eco design e os três r’s: re-use, reduze e recicle, alem da produção de baixo impacto ambiental. Os produtos Plancton são vendidos em kits de montagem, reduzindo custos e proporcionando a experiência da construção. O bem estar esta incorporado em ideais que melhoram a saúde.
  “A inspiração de toda a linha tem como referência o natural, a transformação do descarte inútil em peças que habitam uma outra natureza, a urbana”, explica Raul Remez, um dos designers do grupo. Resíduos de madeira da indústria gráfica são transformados em mesas, pufes, revisteiros e bancos, como o divertido e molejado Palmieri.

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário