Como fazer uma obra sustentável

Como fazer uma obra sustentável
outubro 05 14:02 2010 Imprimir Este artigo


Além da construção civil ser uma das atividades que mais causam impacto no meio ambiente – cerca de 35% dos materiais extraídos da natureza anualmente são utilizados – ainda há a questão da energia usada para abastecer tanto residências quanto comércio.

Por essas e outras razões que cada vez mais profissionais de arquitetura e engenharia vêm se aperfeiçoando no que diz respeito a construções sustentáveis. E para colaborar com a redução do impacto ambiental, há alguns preceitos a serem analisados que irão garantir um planeta mais saudável no futuro, como:

Verifique o projeto: atualmente, há os projetos inteligentes, que são aqueles que aproveitam as características naturais do terreno e priorizam ideias sustentáveis: iluminação solar natural, etc.

Use materiais ecológicos: esse é um recurso cada vez mais barato e eficiente. Plástico e concreto reciclados, além de madeira de reflorestamento são alguns exemplos que podem ser utilizados na sua obra.

Priorize eficiência energética: além, é claro, de optar pela energia solar, antes de comprar, pense: “para que gastar mais se hoje há diversas opções de lâmpadas e equipamentos eletrônicos mais econômicos?”. O preço a custo prazo pode ser um pouco mais alto, mas a economia a médio e longo prazo compensa.

Aproveite a água adequadamente: a água das chuvas é ainda o melhor recurso para se garantir sustentabilidade em casa. Aproveite para os serviços domésticos, e escolha modelos de torneiras mais modernos (que pinguem e desperdicem menos).

Reduza a poluição: com ferramentas e estruturas inteligentes como andaimes de metal reutilizáveis em vez de madeira comum e reaproveitar sobras de construção são pequenas atitudes que geram um grande resultado para o planeta.

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário