Implantação de ecotelhados exige análise estrutural para obter sucesso

by Redação Reforma Fácil | 11 de novembro de 2012 11:00

Como forma de contribuir para redução dos impactos ambientais, os empresários têm apostado suas fichas em ações efetivas de sustentabilidade. A nova tendência que desponta nesse setor é a construção de ecotelhados. Entretanto, as estruturas originais do imóvel devem ser bem analisadas antes de colocar o projeto em prática.

O diretor da Emadel Engenharia, Luiz Alberto Langer, explica que a base do telhado deve ser estudada com cautela e, se necessário, reconstituída com novas estruturas que garantam o sucesso do empreendimento sustentável. “Para que o telhado verde possa ter o papel ecológico que promete, é necessário haver uma boa estrutura em madeira como base, de boa procedência, o que garante durabilidade e segurança ao investimento”, explica Langer.

A utilização da madeira na construção civil agrega benefícios a outros sustentáveis já conhecidos. Durabilidade, ação antioxidante, facilidade de manutenção e economia de energia estão entre os fatores determinantes para o uso da madeira na base dos telhados verdes. “De nada adianta o empresário investir num projeto ecológico se esquecer de avaliar os pontos estruturais. Gasta pouco, porém perde em qualidade a longo prazo”, avalia o engenheiro.

“Fábrica verde” da SABB Coca-Cola

Entre as iniciativas nesse sentido, a Emadel atuou nas obras que geraram a nova cobertura vegetal da fábrica da SABB Coca-Cola, responsável pela produção dos produtos da Matte Leão, em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

Fábrica SABB Coca-Cola - Telhado Verde (Foto. Divulgação)

Fábrica SABB Coca-Cola – Telhado Verde (Foto. Divulgação)

A estrutura do telhado foi toda reformada em madeira e contou créditos importantes para que unidade fabril recebesse em abril de 2012 do Green Building Council Brasil (GBCB) a certificação Leed, sigla em inglês para “liderança em energia e design ambiental”.

Fábrica SABB Coca-Cola - Telhado Verde (Foto. Divulgação)

Fábrica SABB Coca-Cola – Telhado Verde (Foto. Divulgação)

A nova unidade da SABB Coca-Cola dá margem para a popularização dos ecotelhados e de um boom na construção civil para adoção dessas iniciativas mais sustentáveis, inclusive em operações industriais, o que, segundo Langer, traz benefícios não só para os empresários, que ganham empreendimentos com conceito verde, mas para todos os envolvidos que passam a contribuir para a preservação do meio ambiente de forma consciente e constante.

Source URL: http://reformafacil.com.br/ecologia/implantacao-de-ecotelhados-exige-analise-estrutural-para-obter-sucesso/