Primeiro “Green Building” de operação e manutenção no Brasil

Primeiro “Green Building” de operação e manutenção no Brasil
junho 07 12:33 2011 Imprimir Este artigo

 


O Condomínio Comendador Yerchanik Kissajikian – CYK, localizado na Av. Paulista, 901, em São Paulo, acaba de conquistar a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED – O&M) para Edificações Existentes.

 

Com a obtenção do LEED no nível certificado, o edifício teve que alterar algumas de suas políticas e também criar novas, passando até pela seleção de novos fornecedores. “O processo que levou dois anos, envolveu mais de 50 profissionais e teve desafios como estabelecer novos procedimentos como, por exemplo, para compras sustentáveis, que objetiva criar critérios de seleção de fornecedores para a compra de produtos de uso regular”, explica Gil Carvalho, gestor do condomínio.

 

Na parte de eficiência energética, o condomínio tem a previsão de pelo menos 10% de economia por meio das melhorias implantadas e já prevê a instalação de novos equipamentos mais inteligentes que resultarão em menores custos operacionais. Já na questão do uso racional da água, por meio da troca dos metais e louças sanitários por modelos econômicos, o consumo foi reduzido em 30%. O atendimento aos requisitos relativos à limpeza verde trouxe ao empreendimento mudanças, como a instalação de barreiras de contenção de poeira nas entradas, procedimentos de limpeza de pisos e carpetes, colaborando para a qualidade do ar interno, minimizando problemas de saúde, por exemplo. Outro ponto que trouxe benefícios às pessoas foi o estabelecimento de programas de incentivo ao uso de transportes alternativos, como instalação de bicicletário com vestiário e também a criação de vagas especiais para veículos carona.

 

 

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário