Telhado Verde e Recursos Para Reduzir a Poluição

Telhado Verde e Recursos Para Reduzir a Poluição
julho 27 11:42 2010 Imprimir Este artigo

 O telhado verde, com plantas pré-cultivadas, vem conquistando adeptos por favorecer o desempenho térmico dos edifícios, aumentar a umidade do ar e colaborar com a redução da poluição atmosférica. Mas sua instalação exige cuidados, principalmente com a impermeabilização, para proteger a integridade da cobertura e de sua estrutura.

 Cidades com elevado grau de urbanização, como São Paulo e Rio de Janeiro, possuem grande concentração de asfalto e concreto, pouca quantidade de verde e alto índice de poluição atmosférica, resultando nas chamadas ilhas de calor, em que as temperaturas aumentam e a umidade relativa do ar fica mais baixa. O recurso para amenizar esse efeito indesejável e danoso ao meio ambiente é reduzir as superfícies escuras, que absorvem calor, substituindo-as por superfícies claras, capazes de refletir a energia solar que incide sobre elas, ou por coberturas verdes. Tanto um quanto o outro elemento não só atendem com eficiência a esses objetivos, como contribuem para a redução do consumo de energia.
 A telha Sempre Viva oferece duas opções de plantas. Uma são as plantas suculentas de forração, que asseguram a máxima sustentabilidade. Trata-se de pequenas plantas de deserto, do gênero sedum, adaptadas ao clima do local. Em sua grande maioria originárias da África do Sul, são praticamente as mesmas utilizadas por todas as empresas de telhados verdes no mundo. Resistentes tanto em regiões de clima seco quanto à neve e ao granizo, têm manutenção reduzida – uma vez por ano, incluindo adubação e aplicação de inseticida natural para controle de pragas. Outra opção é o gramado esmeralda, que exige sistema de manutenção e de irrigação, pois, como cresce mais rápido, necessita de poda e consome mais água e nutrientes, sendo necessário irrigá-lo a cada 20 dias e adubá-lo com maior frequência.
 A ATV (Associação Telhado Verde Brasil) é uma é uma associação sem fins lucrativos que tem o objetivo de incentivar e auxiliar a aprovação de leis municipais de apoio à adoção de telhados e paredes verdes, disponibilizando informações técnicas e o contato para divulgação.


 

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário