Telhados e Coberturas: O que faz um telhado ecológico?

Telhados e Coberturas: O que faz um telhado ecológico?
maio 08 18:30 2009 Imprimir Este artigo

HSW – O custo inicial de coberturas ecológicas muitas vezes afasta possíveis clientes. Como o telhado ecológico exige um trabalho profissional, análise estrutural cuidadosa e várias camadas e sistemas, até mesmo, telhados extensivos, geralmente começam com o valor de US$ 88 por m², muito “mais caros” do que US$13,75 por m² para os telhados comuns [Fonte: EPA (em inglês)]. Os benefícios e os incentivos, como aqueles apresentados pela cidade de Chicago (em inglês), estão, porém, estimulando novos projetos de coberturas ecológicas. E, à medida que a indústria norte-americana de telhados ecológicos cresce, os preços diminuem.

Telhados e Coberturas: O que faz um telhado ecológico?

Telhados ecológicos como estes nas Ilhas Faroe podem durar duas vezes mais do que os convencionais

Por enquanto, os benefícios econômicos de longo prazo já ultrapassam os custos iniciais. Como os telhados ecológicos protegem a membrana do telhado do clima severo e da radiação (em inglês) ultravioleta (UV), eles podem durar duas vezes mais do que os telhados tradicionais.

Os telhados ecológicos também têm uma temperatura superficial bem estável, permanecendo na temperatura do ar ou mais frios, ao passo que os tradicionais podem ficar até 32ºC acima da temperatura do ar [Fonte: EPA (em inglês)]. A média de crescimento extra e de vegetação isola a construção das temperaturas intensas e minimiza o ganho de calor. De acordo com um estudo canadense, até mesmo um telhado ecológico de 15 cm de comprimento pode reduzir as demandas de energia no verão em até 75% [Fonte: Professional Roofing (em inglês)].

Esses benefícios estão encorajando proprietários de imóveis, comércios e cidades preocupadas com o meio ambiente a construírem coberturas ecológicas. Esses telhados evitam que a água escoe e que o esgoto transborde. A vegetação e o solo (em inglês) agem como esponjas, absorvendo e filtrando a água que normalmente formaria goteiras e encheria ruas poluídas e sistemas de esgoto sobrecarregados. As plantas do telhado ecológico removem as partículas do ar, produzem oxigênio e oferecem sombra. Elas usam energia calorífica durante a evapotranspiração, um processo natural que resfria o ar à medida que a água evapora das folhas da planta.

A evapotranspiração e a sombra produzidas pelas plantas ajudam a eliminar o efeito da Ilha de Calor Urbana criado pelo excesso de superfícies reflexivas e impermeáveis nas cidades e nos subúrbios. Como as Ilhas de Calor Urbanas elevam a temperatura em áreas urbanas e suburbanas, elas acabam aumentando a demanda por aparelhos de ar-condicionado (em inglês) e iniciam um ciclo de consumo de energia que contribui para o aquecimento global. Se os telhados ecológicos se tornarem uma iniciativa comum nas construções, as cidades podem reduzir os efeitos incômodos das Ilhas de Calor Urbanas.

Os telhados ecológicos substituem uma infra-estrutura pesada por uma que não só é mais eficiente como também é mais bonita e útil. As coberturas ecológicas servem de refúgio para as pessoas que trabalham em escritórios, e são lugares para plantar jardins (em inglês) ou para que as pessoas que moram em prédios possam relaxar. Até mesmo telhados ecológicos que não são acessíveis criam vistas aéreas impressioantes para os vizinhos ao redor e são lugares isolados e seguros para animais selvagens. Via HowStuffWorks

Veja também: Telhados e Coberturas: O que é um telhado ecológico?


veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
  1. Rosangela Andrade
    outubro 18, 13:00 #1 Rosangela Andrade

    Bom dia
    O telhado do meu terraço é de brasilit e não tem laje é bem antigas e sei como é prejudicial a saude, nao tenho condições de trocar agora, pensei em colocar plantas , trepadeira , qual coloco?
    Obrigada

    Responder este comentário

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.