Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura

março 16 20:19 2009 Imprimir Este artigo

Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura. Equipe vencedora representará o Brasil em competição latino-americana. Inscrições serão abertas em 17 de março e tema será Terminal de Passageiros de Aeroporto.  Serão abertas em 17 de março as inscrições para o II Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura, promovido pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço. Desta vez, o tema será um Terminal de Passageiros de Aeroporto para uma cidade com 500 mil e 1 milhão de habitantes. A equipe vencedora representará o Brasil no II Concurso de Projeto em Aço para Estudantes de Arquitetura 2009, promovido pelo Instituto Latino Americano de Ferro e Aço (Ilafa), que reunirá representantes de mais nove países: Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Peru, República Dominicana e Venezuela.

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas diretamente no site www.cbca-ibs.org.br.
A iniciativa visa promover e incentivar o conhecimento do aço como material básico da construção e seu desenvolvimento em uma concepção arquitetônica e estrutural apropriada. A proposta é também mostrar a investigação em torno das potencialidades do aço, suas tecnologias e múltiplos usos e aplicações na área da construção (estruturas, vedações, aplicações, acabamentos etc.). “Queremos estimular o trabalho criativo dos estudantes de Arquitetura levando as estruturas de aço ao limite de suas possibilidades, baseados no conhecimento das propriedades do material”, afirma a gerente executiva do CBCA, Catia Mac Cord.

Os alunos integrantes das três equipes melhor classificadas receberão inscrições para o curso à distância sobre Introdução ao Uso do Aço, promovido pelo CBCA, além de manuais técnicos, livros e revistas sobre construção metálica, editados pela entidade. Os professores orientadores dos dois melhores projetos também poderão acessar durante um ano todo o material disponibilizado pelo SCI – Steel Construction Institute. O calendário do concurso será divulgado em 17 de março, no site do CBCA.

Mais sobre o Concurso

A análise da influência de um aeroporto na área em que se decida colocar o projeto e o estudo de todas as características do meio em que se insira, serão determinantes para o desenvolvimento do trabalho. Para isso, as equipes deverão realizar uma Investigação Arquitetônica, a fim de determinar as características e localização ideais para a obra. Deve-se considerar a possibilidade de instalar o terminal em um lugar já existente ou em aeroporto que precise ser completamente renovado.

“Os aeroportos são cada vez mais indispensáveis e concorridos, com tráfego crescente. Sua necessidade não se discute. Entretanto, são instalações altamente controvertidas pela contaminação que geram ao se localizarem em áreas cada dia mais distante dos centros urbanos, muitas vezes em áreas rurais, por requererem terrenos de topografia plana o mais horizontal possível, longe de montanhas e bosques, e por seu impacto veicular nas zonas adjacentes”, explica Catia Mac Cord.

Em sua primeira edição, o Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura recebeu 40 inscrições de equipes de todo o país, que desenvolveram projetos para construção de um Pavilhão de Exposições e Convenções. Seis alunos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foram os vencedores. A segunda colocação foi para a Universidade Federal de Caxias do Sul (RS) e a terceira para a Universidade Federal de Viçosa (MG). A premiação ocorreu em setembro, durante o Construmetal 2008 – Congresso Latino-Americano da Construção Metálica, em São Paulo.

Serviço:

II Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura

Inscrições: www.cbca.ibs.org.br

Informações: cbca@ibs.org.br

fonte: Factual Comunicação

  Tags desta publicação:
  Categorias:
Mix
veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.