Mostra inédita do britânico Rankin

Mostra inédita do britânico Rankin
janeiro 19 15:20 2009 Imprimir Este artigo

rf

Mostra inédita do britânico Rankin. Iguatemi Photo Series apresenta: Chop off their heads – Exposição de Rankin. Mostra inédita do britânico Rankin, um dos melhores fotógrafos de sua geração, co-fundador da revista Dazed&Confused.
Fotografias de Rainha Elisabeth, Tony Blair, Britney Spears, Jude Law, Kate Moss e Damien Hirst, entre outros.
De 22 de janeiro a 5 de fevereiro no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura

As fotografias de personalidades das mais diversas esferas da cultura contemporânea – de Rainha Elisabeth e seu sorriso enigmático, na foto oficial do jubileu de sua coroação, até Madonna – destacam Rankin como um dos fotógrafos-retratistas mais reconhecidos no mundo. Inicialmente focado no mundo da moda, o fotógrafo, editor e cineasta escocês ganhou notoriedade ao fazer íntimos retratos de grandes personagens, indo do pop ao oficial, da música à política, da moda ao anonimato.

A exposição Chop off their heads, que conta com cinqüenta fotografias, deixa claro que o talento de Rankin é multifacetado e retrata a diversidade sem sobressaltos; não é à toa que seu primeiro importante passo profissional foi a criação da revista de comportamento Dazed&Confused, em 1991, fato que revolucionou o mercado editorial internacional ao retratar de forma precisa a múltipla juventude britânica daquele momento.

A mostra fotográfica que será exibida em São Paulo é inédita e foi montada especialmente para o projeto Iguatemi Photo Series, com curadoria de Chico Lowndes e direção executiva de Guili Alves de Lima. Depois do sucesso de público e crítica da mostra Heaven to Hell – Belezas e Desastres, do fotógrafo americano David LaChapelle, o projeto volta com um fotógrafo que retrata o mesmo universo, mas sob outra ótica.

Chop off their heads fica em cartaz no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura (Av. Europa, 218, tel.: 3081.8611) de 22 de janeiro a 5 de fevereiro, podendo ser visitada gratuitamente de segunda a domingo, das 10h às 19h.

Dentre as fotos escolhidas, além de Madonna e Rainha Elisabeth, destacam-se retratos de famosos como o da atriz francesa Juliette Binoche, que rendeu a capa da revista Playboy, do cantor Justin Timberlake caracterizado como um cowboy, numa referência à clássica imagem de Elvis Presley imortalizada por Andy Warhol, do primeiro-ministro britânico Tony Blair em estilo “foto de passaporte” ao completar 50 anos para a capa do Financial Times, da cantora Tori Amos com dentes de vampiro ou do ator inglês Daniel Craig – o atual James Bond – com olhos exageradamente arregalados.

Alguns dos retratos, mais ou menos tradicionais, também revelam o seu retratado de uma maneira mais sutil, como as fotos de moda das muito-fotografadas supermodelos Kate Moss, Heidi Klum, Giselle Bündchen e Claudia Schiffer, ou as das bandas Rolling Stones, U2, Blur e The White Stripes.

A lista completa dos retratos exibidos, todos no formato 91.4cm x 121.9cm:

Andre 3000, Ashley Olsen,Benicio del Toro, Bjork, Blur, Brian Eno, Britney Spears, Claudia Schiffer,Damien Hirst, Daniel Craig, David Bowie, Debbie Harry, Dave Grohl, Ewan McGregor, Gael Garcia Bernal, George Clooney, Gisele Bündchen, Grace Jones, Heidi Klum, Helena Christensen, Jarvis Cocker, Jude Law,Juliette Binoche, Justin Timberlake, Kate Moss, Keira Knightley, Keith Richards, Kirstin Dunst, Madonna, Mary-Kate, Olsen, Michael Stipe, Mick Jagger, Oasis, Pharrel Williams, Richard Ashcroft, Robert Downey, The Rolling Stone, Selma Blair, Sienna Miller, Sophie Ellis Bextor, The White Stripes, Thom Yorke, Tony Blair, Tori Amos, U2.

Rankin, por Chico Lowndes – curador de Chop off their heads

Inquieto “image maker”. Fotógrafo, editor de livros, revistas e, mais recentemente, diretor de cinema, Rankin foi fundador e ainda é publisher da dazed&Confused, principal revista independente britânica. Por lá, construiu sua reputação, apresentou ao mundo o zeitgeist dos anos 90 e ajudou a forjar a cultura britpop.

Com talento para persuasão construiu uma galeria de registros que surpreendem ao apresentar as celebridades muito além da persona. Imagine qualquer nome, entre uma lista improvável de centenas de celebridades. Ela certamente posou para as lentes de Rankin. De Elisabeth II, rainha da inglatera ao rei do pop Michael Jackson passando por Tony Blair e Kate Moss.

Nesta mostra apresentamos um recorte da sua produção, uma coletânea de trabalhos de diferentes origens sem a necessidade de distinguir criativo do comercial. Formam uma antologia de personagens da política, moda, música, cinema e artes visuais. Um olhar contraditório sobre esta nova sociedade midiática onde a qualidade mais importante a ser ostentada é a visibilidade. Porque para os “bonitos e famosos” não é o bastante ter talento, poder e riqueza.

Eles precisam ser revelados, garantindo para si um espaço de consagração. E o retrato parece garantir a futura memória, a possibilidade de ingressar na história. Pois, Rankin como o grande monarca da fotografia britânica ordena  “cortem-lhes a cabeça”. Contrariando assim, a história do retrato nas artes visuais e da biografia autorizada na literatura, onde muitas vezes pretende-se construir um mito sobre si mesmo, narrar a sua própria história. Buscando ao mesmo tempo dar significado para sua capacidade de poder, posição social e às vezes pura fonte de prazer estético.

E Rankin, com um aprouche ultra transgressor, engraçado, criativo e muitas vezes irônico, não se coloca a serviço de construir uma representação verossímil de alguém ilustre e possuidor de virtudes a serem reproduzidas.

Subverte a ordem através de suas lentes, hipnotiza e com seu ring flash revela certos valores individuais. São imagens que oferecem ao público brasileiro a possibilidade de encarar as já tantas vezes vistas celebridades de forma rara: olho no olho.

Rankin – uma curta biografia

John Rankin Waddell, mais conhecido como Rankin, é um renomado fotógrafo de moda e celebridades.  Nascido em Glasgow, na Escócia, estudou na Inglaterra, onde começou a se envolver com o mundo da fotografia. Diante de suas lentes, posaram a Rainha Elizabeth II, Britney Spears, Kate Moss, Naomi Campbell, Kylie Minogue, Leonardo DiCaprio, as Spice Girls, Cate Blanchett, Damien Hirst, e Tony Blair, dentre outros.

Ele é o fundador da Dazed & Confused, uma das publicações mais influentes e modernas do mundo, e de outras revistas como RANK, Another Magazine e Another Man. Rankin continua trabalhando com moda, publicidade e no segmento editorial, e recentemente adicionou uma nova faceta à sua carreira: dirigiu o curta-metragem “Perfect” (2003) e o longa “The Lives of the Saints” (2006). Ele é um legítimo artista multimídia, que já publicou livros de fotografias, expõe em diversos lugares do mundo e ainda tem tempo para fotografar, também, gente comum.

Sobre o projeto Iguatemi Photo Series

O compromisso do Shopping Iguatemi São Paulo de levar ao publico brasileiro sempre as novas tendências e a excelência da criação mundial levou-nos, dentre as manifestações culturais e as disciplinas das artes visuais, a escolha da fotografia como a que melhor representa nosso fascínio pela originalidade e inovação.

O Iguatemi Photo Series é uma iniciativa cultural que tem como objetivo apresentar a mais representativa produção fotográfica atual como contribuição expressiva das artes visuais à indústria da moda. Assumimos o compromisso de apresentá-la além do testemunho jornalístico, do registro iconográfico da fotografia clássica, valorizando-a não apenas como mídia, mas também como expressão de cultura contemporânea.

As exposições e os catálogos apresentam a cada edição a diversidade da fotografia mundial, tanto pelas diferentes visões criadas quanto pela multiplicidade de questões estéticas.

É com satisfação, portanto, que com o Iguatemi Photo Series, o Iguatemi São Paulo e a Oi apresentam uma nova possibilidade de criar diálogo com a imagem e dar condições para o conhecimento público de tendências da fotografia contemporânea.

Rankin – Chop off their heads – Serviço

Vernissage: dia 21 de janeiro, a partir das 20h para convidados.

Visitação: de 22 de janeiro a 5 de fevereiro – de segunda a domingo, das 10 às 19 horas

MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) – Av. Europa, 218, Jardim Europa,  11.3081-8611

Entrada Franca

O Museu possui acesso para deficientes e restaurante/bar no local.

Rankin – Chop off their heads – Ficha Técnica

EXPOSIÇÃO

Chico Lowndes / Curadoria

MUBE

Jorge Landmann / Presidente do Conselho

Olívio Guedes de Almeida Filho / Vice-presidente do Conselho

Jacob Klintowitz / Curador do MuBE

REALIZAÇÃO

LOWNDES+/CURADORIA

Chico Lowndes / Editor e Diretor Executivo

Maria da Graça Morisson / Gerente de Projetos

Cristiane Lisboa / Diretora de redação

Pier Balestrieri / Cenografia

LED/DIREÇÃO E PRODUÇÃO EXECUTIVA

Guili Lunardelli Alves de Lima / Produtor e Diretor Executivo

Anna Luiza Paes de Almeida / Booker

Fernando Araújo / Planejamento

Marco Dimitri Selamazadis / Assistente de Planejamento

Carolina Aboarrage / Diretora de Arte

Gabi de Luca / Assistente de Arte

Renata Gazel / Atendimento

Tina Dias / Assistente de Atendimento

Renata Bessa / Coordenadora de Produção

Daniel Werneck / Produtor

Amy Takaguti / Gerente Financeiro

Andrea Soares / Back-office

Rafael Andrade / Tradutor

Paulo Paladino / Revisor Editorial

GUAIMBÉ BUREAU DE CULTURA/COMERCIAL

Gui Afif / Atendimento

Patrocínio: Oi e Shopping Iguatemi São Paulo

Apoio Cultural:

Oi Futuro

Banco Tricury

Lei de Incentivo a Cultura

Ministério da Cultura

Governo Federal

Apoio:

MuBE

Burti HD

Red Bull

Heineken

Doze Polegadas

Prefeitura de SP

Johnnie Walker

fonte: Quatro Elementos Comunicação & Mkt. Cultural

  Tags desta publicação:
  Categorias:
Mix
veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário