A história da Cama Patente

Já está aberta a exposição “Cama Patente: Memória e Imaginário”, no SESC Araraquara, até o dia 18 de setembro. O evento é um resgate ao passado do mobiliário nacional.

Já está aberta a exposição “Cama Patente: Memória e Imaginário”, no SESC Araraquara, até o dia 18 de setembro. O evento é um resgate ao passado do mobiliário nacional.

 

Entre os destaques está a valorização da memória da cidade de Araraquara, interior de São Paulo, e seus bens culturais. A exposição trata da concepção da Cama Patente, peça do mobiliário surgida na cidade em 1915 e cuja história é parte fundamental do processo de modernização do design de mobiliário no Brasil.

O evento está divido em quatro partes: Origens, Carrera, Indústria e Referências, que narram a história da criação da Cama Patente desde a produção artesanal de Celso Martinez Carrera, passando pelo processo de industrialização impulsionado por Luiz Lício, até a releitura realizada nos anos de 1980 pelo designer Fernando Jaeger.

Com um acervo de 19 peças originais, documentos, fotos entre outros materiais resultantes da minuciosa pesquisa de Angélica Santi, também curadora da exposição, a mostra, reúne um material nunca antes apresentado ao público, possibilitando um conteúdo inédito, onde é possível verificar padrões de identidade, retratos de uma época, suas técnicas e tecnologias, e suas maneiras de aliar utilidade à estética.

Serviço

Cama Patente: Memória e Imaginário
Quando: até 18 de setembro de 2011
Onde: SESC Araraquara (Rua Castro Alves, 1315)
Visitação: de terça a sexta, das 13h30 às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas.
Informação: (16) 3301-7529.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Reforma Fácil
      Logo
      Shopping cart