Confea na ExpoXangai

Confea na ExpoXangai
outubro 13 13:04 2010 Imprimir Este artigo


O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) debateu no último fórum internacional realizado pelo Brasil na ExpoXangai 2010 sobre a “Regeneração Urbana –  por trás do cenário das cidades pulsantes brasileiras: sustentabilidade, diversidade e inclusão social”.

O objetivo foi apresentar uma análise da evolução política urbana brasileira enfatizando o aspecto habitacional, o saneamento ambiental, a mobilidade urbana e a matriz de transportes que necessitam de tratamento diferenciado e nacional devido à sua importância e amplitude.

Nesse contexto, o conselheiro federal Idalino Hortêncio Serra, coordenador da delegação do Conselho Federal no evento, ressaltou que um dos destaques da ExpoXangai foi a questão da acessibilidade. “O caminho da acessibilidade é irreversível”, destacou. Segundo ele, não há como se realizar, hoje, qualquer ação, obra ou serviço sem levar em conta esse aspecto. “Outro ponto que pude perceber foi que estamos atrasados na questão da infraestrutura”, afirmou.

Ainda sob a perspectiva habitacional, o presidente do Crea-PR e representante do Colégio de Presidentes, Álvaro Cabrini, lembrou os desafios para equacionar o déficit de moradias no país. “A transformação das cidades brasileiras em centros impulsionadores do desenvolvimento econômico e social requer que os programas tenham sequência, até porque não devemos mais ter assentamentos precários”.

Por sua vez, a secretária de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, ressaltou que o tema – devido à sua importância, complexidade e amplitude -, necessita de tratamento nacional, tanto na definição de diretrizes, quanto no desenvolvimento de planos e projetos, especialmente nas regiões metropolitanas.

Outras questões foram debatidas e casos concretos apresentados. Entre eles, o projeto Paraisópolis, que integra o Programa de Urbanização de Favelas da Prefeitura de São Paulo, um dos mais bem-sucedidos da América Latina; a cultura de formação de consórcios públicos de saneamento; as tecnologias utilizadas e a prestação de serviços de saneamento no Brasil; bem como a organização do setor na China, entre outros.

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.