Confea na ExpoXangai

O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) debateu no último fórum internacional realizado pelo Brasil na ExpoXangai 2010 sobre a "Regeneração Urbana - , por trás do cenário das cidades pulsantes brasileiras: sustentabilidade, diversidade e inclusão social".


O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) debateu no último fórum internacional realizado pelo Brasil na ExpoXangai 2010 sobre a “Regeneração Urbana –  por trás do cenário das cidades pulsantes brasileiras: sustentabilidade, diversidade e inclusão social”.

O objetivo foi apresentar uma análise da evolução política urbana brasileira enfatizando o aspecto habitacional, o saneamento ambiental, a mobilidade urbana e a matriz de transportes que necessitam de tratamento diferenciado e nacional devido à sua importância e amplitude.

Nesse contexto, o conselheiro federal Idalino Hortêncio Serra, coordenador da delegação do Conselho Federal no evento, ressaltou que um dos destaques da ExpoXangai foi a questão da acessibilidade. “O caminho da acessibilidade é irreversível”, destacou. Segundo ele, não há como se realizar, hoje, qualquer ação, obra ou serviço sem levar em conta esse aspecto. “Outro ponto que pude perceber foi que estamos atrasados na questão da infraestrutura”, afirmou.

Ainda sob a perspectiva habitacional, o presidente do Crea-PR e representante do Colégio de Presidentes, Álvaro Cabrini, lembrou os desafios para equacionar o déficit de moradias no país. “A transformação das cidades brasileiras em centros impulsionadores do desenvolvimento econômico e social requer que os programas tenham sequência, até porque não devemos mais ter assentamentos precários”.

Por sua vez, a secretária de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, ressaltou que o tema – devido à sua importância, complexidade e amplitude -, necessita de tratamento nacional, tanto na definição de diretrizes, quanto no desenvolvimento de planos e projetos, especialmente nas regiões metropolitanas.

Outras questões foram debatidas e casos concretos apresentados. Entre eles, o projeto Paraisópolis, que integra o Programa de Urbanização de Favelas da Prefeitura de São Paulo, um dos mais bem-sucedidos da América Latina; a cultura de formação de consórcios públicos de saneamento; as tecnologias utilizadas e a prestação de serviços de saneamento no Brasil; bem como a organização do setor na China, entre outros.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Reforma Fácil
      Logo
      Shopping cart