Evento mostra erros e acertos na instalação de climatização em ambientes de uso coletivo

Problemas na instalação ou na manutenção de equipamentos de climatização trazem sérios problemas de saúde à população. O alerta foi feito durante o Seminário Sobre Normas e Procedimentos para Instalação de Climatização em Ambientes de Uso Coletivo, realizado na sexta-feira (09/11), no plenário do CREA-RS, em Porto Alegre.

O Médico pneumologista e coordenador do Departamento de Pneumopatias Ocupacionais e Ambientais da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul, Carlos Tietboehl Filho, falou sobre defeitos comuns em equipamentos que afetam a saúde do ser humano.

– O problema do filtro que não recebe os devidos cuidados é principalmente a proliferação de micro-organismos que causam alergias e produzem toxinas que fazem mal a saúde. Isso acontece não só no nessa peça, mas também na bandeja que acumula umidade por não haver escoamento ou nos dutos. Isso pode causar infecções e doenças respiratórias – explicou.

O evento contou com a presença de mais de cem profissionais do segmento, incluindo engenheiros mecânicos, técnicos e empresários. O vice-presidente da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), Cesar De Santi, entende que o assunto merece atenção cada vez maior na sociedade.

– Queremos alertar para o cumprimento de normas de instalações de climatização principalmente na área de uso coletivo. Na parte residencial é muito difícil controlarmos. Mesmo assim, já lançamos um Guia através da ASBRAV para orientação de instalação de Split e que o consumidor deve se conscientizar. Para uso coletivo, um projeto que não siga uma normativa pode causar prejuízos irreversíveis a quem usa o sistema de climatização como redução do rendimento, transmissão de doenças respiratórias e a própria eficiência energética fazendo com que o consumidor gaste mais do que estava prevendo – comentou.

A programação contou com palestra dos engenheiros Ricardo Vaz e Cesar De Santi que falaram sobre normas e procedimentos que devem ser seguidos no processo de instalação.

O Engenheiro e Coordenador das Câmaras Nacionais de Engenharia Industrial, Paulo Farias, ressaltou a importância de evoluir para cada vez mais formar legislação especifica para o setor.

– A ASBRAV tem a preocupação de fazer instalações adequadas e nós temos que juntar forças com órgãos públicos para caminhar na mesma direção. Precisamos de conscientização porque nas grandes obras temos como estar presentes, mas não conseguiremos o mesmo em cada residência – afirmou

O presidente do CREA-RS, Luiz Alcides Capoane, lembrou que o ar condicionado vai fazer mal a saúde se não tiver os devidos cuidados na instalação e na manutenção.

– Nós, técnicos, devemos usar nosso conhecimento em favor da sociedade. Precisamos trabalhar de forma organizada e unida para que tenhamos resultados positivos- disse.

O evento foi promovido pela Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), juntamente com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e com a Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul (SPTRS).

Seminário climatização de ambientes - Carlos Tietboehl Filho

Seminário climatização de ambientes – Carlos Tietboehl Filho

Seminário climatização de ambientes - Cesar De Santi

Seminário climatização de ambientes – Cesar De Santi

Seminário climatização de ambientes - Autoridades e palestrantes

Seminário climatização de ambientes – Autoridades e palestrantes

Seminario climatizacao de ambientes - Atividade chamou a atenção para os riscos da falta de manutenção

Seminario climatizacao de ambientes – Atividade chamou a atenção para os riscos da falta de manutenção

Sobre a ASBRAV

A ASBRAV desempenha importante papel na defesa dos interesses de seus associados, empresas e profissionais dos setores de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, na Região Sul.

A qualificação profissional é um dos maiores objetivos da entidade. Oferece permanentemente cursos básicos e de atualização profissional na área, e ainda cursos de gestão empresarial para o desenvolvimento gerencial de seus associados.

Também estabelece parcerias e cooperação técnica com entidades de ensino no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Reforma Fácil
      Logo
      Shopping cart