Finalistas do concurso Electrolux Design Lab 2011

O Electrolux Design Lab 2011 anuncia os oito conceitos finalistas de eletrodomésticos inteligentes, selecionados entre 1.300 projetos do mundo inteiro. A nona edição do concurso anual desafiou universitários de Design Industrial a considerarem a Mobilidade Inteligente em suas criações. Os estudantes irão realizar uma apresentação destes projetos para um júri de especialistas em design no dia 7 de setembro de 2011, na Room Home Intelligence, em Londres, Inglaterra.

Henrik Otto, vice-presidente sênior de Design Global da Electrolux, e um grupo de especialistas de produtos da Electrolux, além de designers de renome participarão desta etapa do concurso com suas opiniões e insights para os projetos selecionados. Os oito estudantes representam os seguintes países: Austrália, Canadá, Eslováquia, Estados Unidos, Finlândia, Hungria e Nova Zelândia.

“Os estudantes selecionados demonstraram conhecimento e inovação para chegar até este ponto no concurso Electrolux Design Lab 2011”, explica Henrik Otto. “A proposta foi particularmente desafiadora e os estudantes estão de parabéns pelo seu pensamento lateral e criatividade, mas eles terão agora que demonstrar porque seu conceito deve ser coroado como o vencedor absoluto”, comenta.

O júri irá considerar as propostas com base em design intuitivo, inovação e percepção do consumidor, para conceder o primeiro prêmio de estágio pago de seis meses no Centro Global de Design da Electrolux e 5 mil euros. O segundo prêmio é de 3 mil euros e o terceiro prêmio de 2 mil euros.

Veja mais informações sobre os oito finalistas:

1: Robô de Limpeza TAP
País: Coréia do Sul
Designer: Gyu Ha Choi
Instituição: Universidade Global de Handong

O Robô TAP é uma evolução inteligente do aspirador de pó robótico usado para atingir uma área exata de limpeza. Um sistema IPS alinhado com um simples controle remoto é conectado ao sapato ou chinelo do usuário. Dois toques no local sujo direcionam o Robô TAP para a área precisa de limpeza. Dois outros toques cancelam a solicitação e três toques retornam o aspirador de pó ao seu programa automático.

2: Placa móvel de indução de calor
País: Finlândia
Designer: Tommi Moilanen
Instituição: Escola de Arte e Design da Universidade de Aalto

Esta placa inteligente de indução de calor é uma solução compacta para as pessoas que estão em movimento. A placa de calor pode ser colocada em qualquer lugar, e emparelhada com o seu smartphone para ter controle remoto seguro para as crianças.

O aplicativo de smartphones é projetado para ser usado com embalagens de alimentos inteligentes onde tags de NFC (Comunicação em Campo Próximo, em inglês) fornecem instruções sobre como aquecer os alimentos adequadamente. O aplicativo do smartphone também vem com uma memória que intuitivamente se lembra de como uma pessoa cozinhou anteriormente. A placa de indução possui design preto e branco brilhante, com um cabo de madeira que facilita seu transporte e armazenamento, e pode ser pendurada em uma parede para carregar a bateria.

3: Micro-ondas Portátil Onda
País: EUA
Designer: Matthew Schwartz
Instituição: Universidade Estadual da Califórnia de Long Beach

O forno de micro-ondas portátil Onda é uma evolução muito inteligente de um aparelho que foi introduzido pela primeira vez nos lares em 1955. As refeições pré-preparadas são acondicionadas em embalagens de alimentos compatíveis e aquecidas em micro-ondas. Mais especificamente, o Onda é encaixado à embalagem e o alumínio no interior do dispositivo portátil cria uma conexão de circuito quando o lacre da embalagem é aberto. Baterias de papel são utilizadas para produzir energia, transformando o Onda em uma solução inteligente e ecológica. O Onda também vem em uma gama de cores diferentes de acordo com a preferência pessoal.

4: Limpador de Manchas Portátil
País: Eslováquia
Designer: Adrian Mankovecky
Instituição : Academia de Belas Artes e Design de Bratislava

Os mochileiros ou viajantes de negócios vão adorar este limpador pequeno e portátil. Basta separar os dois componentes, colocá-los nos dois lados da peça de vestuário e escolher o programa de limpeza adequado. Os íons negativos e o vapor revigoram o tecido e retiram as manchas. Alimentado por uma bateria de açúcar cristal, pode ser usado praticamente em qualquer lugar do mundo.

5: Ribbon
País: Austrália
Designer: Enzo Kocak
Instituição: Universidade Monash

O Ribbon é um aquecedor e refrigerador para múltiplos fins de uso portátil. Sua forma e flexibilidade únicas permitem envolver um recipiente contendo alimento ou bebida para aquecimento ou refrigeração. O lado preto fornece calor, enquanto o branco resfria. O produto pode ser enrolado e levado para qualquer lugar, além disso, é possível desdobrá-lo para que seja encaixado como um quebra-cabeça para ser usado como placa de aquecimento. Os controles colocados na lateral facilitam seu uso. A bateria recarregável de células termelétricas também pode inverter o processo de carga – quando não estão em uso, as células convertem o excesso de calor em eletricidade.

6: Torradeira Salvé para Bagel
País: Canadá
Designer: Kent Madden
Instituição: Universidade Carleton

A torradeira portátil Salvé para Bagel é especialmente conveniente para pessoas que não conseguem encontrar tempo para tomar café da manhã. É só colocar um bagel na torradeira e automaticamente o aparelho começará a rodar. Quando o consumidor estiver satisfeito com a cor do bagel recém torrado, basta retirá-lo do aparelho e saboreá-lo. A torradeira tem alta eficiência de energia, pois é alimentada por baterias de açúcar cristal ou é recarregada em um suporte de cerâmica utilizando indução.

7: Liquidificador Smoobo
País: Nova Zelândia
Designer: Roseanne de Bruin
Instituição: Universidade de Massey

O liquidificador Smoobo é divertido e fácil de usar. Basta abrir o liquidificador, colocar os ingredientes e quicá-lo. Os quiques ativam as baterias cinéticas, que por sua vez alimentam as lâminas rotativas para criar uma vitamina perfeitamente misturada, que pode ser apreciada ao abrir a tampa.

8: Fogão celular Sous-vide
País: Hungria
Designer: Adam Miklosi
Instituição: Universidade do Oeste da Hungria – Instituto de Artes Aplicadas

O fogão celular Sous-vide foi inspirado na tendência profissional de slow food na gastronomia. O Sous-vide ajuda a cozinhar um alimento saudável e delicioso em tempo pré-indicado.

Um software personalizado pela internet e um smartphone ajudam no planejamento do cardápio de alimentos uma semana antes e auxilia na compra dos ingredientes necessários. Os ingredientes são vedados em sacos plásticos hermeticamente fechados e mantidos em banho-maria a uma temperatura determinada com precisão, que é muito mais baixa do que a utilizada normalmente para cozinhar (em torno de 60°C). A intenção é manter a integridade dos ingredientes e conseguir um controle muito preciso do cozimento.

A Electrolux é líder global em aparelhos domésticos e aparelhos para uso profissional, vendendo mais de 40 milhões de produtos todos os anos para consumidores em 150 países. A empresa foca o trabalho de desenvolvimento de produtos em inovações cuidadosamente baseadas nos desejos e necessidades reais dos consumidores e profissionais. O portfólio Electrolux inclui geladeiras, lava-louças, fogões e condicionadores de ar e eletroportáteis, como aspiradores de pó das marcas Electrolux, AEG-Electrolux, Eureka e Frigidaire.

Para mais informações acesse www.electrolux.com.br/ www.electrolux.com/news/ www.casaelectrolux.com.br

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Reforma Fácil
      Logo
      Shopping cart