Materiais Diversos: Como fazer uma reciclagem eficiente

Apesar dos portugueses reciclarem cada vez mais de ano para ano, nem sempre os cidadãos sabem como o fazer. Por isso, nunca é demais recordar que tipo de materiais pode ir para cada contentor.
De acordo com a DECO, no contentor amarelo, devem ser colocadas embalagens de plástico, como garrafas e garrafões, sacos de plástico, garrafas de iogurte, garrafas de óleo alimentar; embalagens de aço e alumínio, como latas de bebidas e de conserva e tabuleiros de alumínio; e embalagens de cartão para líquidos alimentares, como pacotes de sumo, leite e vinho (desde que escorridos).

Contudo, não se deve colocar embalagens de plástico que tenham contido gorduras, como por exemplo, embalagens de margarina, manteiga, banha e cosmética gordurosa; embalagens de plástico que tenham contido produtos tóxicos ou perigosos, por exemplo, combustíveis e óleo de motor, pesticidas.

Também segundo a DECO, no contentor devem ser colocadas caixas de cartão liso e canelado, caixas de cereais, de sapatos e invólucros de cartão, sacos e papel de embalagem de embrulho, jornais, revistas e papel de escrita.

Mas, para o contentor azul não devem ir embalagens e papéis que tenham servido para produtos orgânicos ou com gorduras; fraldas, guardanapos, lenços e toalhetes; papeis metalizados, embalagens de produtos tóxicos e perigosos e loiça de papel.

Por fim, no contentor verde devem ser colocadas garrafas de vinho, refrigerantes ou cerveja, boiões e frascos. Mas, não deve colocar objectos em cerâmica e porcelana, objectos em cristal, materiais de construção e vidros especiais, como os provenientes de pára-brisas, janelas, lâmpadas, espelhos, vidros com rede de arame e pirex.

Depois dos conteúdos dos contentores serem recolhidos, os materiais são encaminhados para centrais de triagem. Os contentores verde e azul apenas contêm, à partida, vidro e papel/cartão, respectivamente. Assim, os materiais aí recolhidos são armazenados ou enfardados, e depois transportados para recicladores.

Já o contentor amarelo alberga dois materiais diferentes – os plásticos e os metais (ferrosos e alumínio). Por essa mesma razão, nos centros de triagem, estas embalagens são separadas através de processos manuais e mecânicos.

Depois da triagem, são compactadas e enfardadas, para serem recicladas em empresas autorizadas. Posteriormente, os materiais tratados são usados como matéria-prima no fabrico de novos produtos. Via SOL

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Reforma Fácil
      Logo
      Shopping cart