Metro arquitetos responsável pela expografia da 30ª bienal de artes

O escritório METRO Arquitetos será o responsável pela expografia da 30ª Bienal de Artes de São Paulo, que ocorrerá entre 7 de setembro e 9 de dezembro sob o título "A Iminência das Poéticas".

O escritório METRO Arquitetos será o responsável pela expografia da 30ª Bienal de Artes de São Paulo, que ocorrerá entre 7 de setembro e 9 de dezembro sob o título “A Iminência das Poéticas”.
O projeto está sendo conduzido pelo sócio e arquiteto Martin Corullon, e utilizará um sistema modular de painéis como forma de criar os ambientes expositivos ideais para as obras da trigésima bienal.

A partir deste mês, Corullon se dedicará inteiramente ao projeto, contando com a colaboração de mais cinco profissionais. “Elaborar a expografia é um grande desafio, pois se trata de equacionar diversas camadas de variáveis, desde as mais abstratas e conceituais, como as constelações de artistas e as relações entre suas obras, às mais práticas, como circulação de público em um grande evento. Criamos uma alternância entre salas mais fechadas, intimas, e espaços em que as obras se mostram mais, para obter diferenças de intensidade visual e de sentido”.

Martin Corullon trabalhou no projeto das 23a, 24ª Bienais e na Mostra do Redescobrimento. O METRO Arquitetos Associados contém em seu portfólio projetos institucionais para Nestlé, os espaços Itaú de Cinema (ex – espaços Unibanco Arteplex), Votorantim (um museu que conta a história do aço), entre outros.

Sobre o METRO Arquitetos

Fundado em 2000, na Rua General Jardim, o METRO Arquitetos Associados é um escritório de arquitetura comandado pelos sócios Martin Corullon, Gustavo Cedroni e Anna Ferrari e que conta com projetos em diferentes escalas, de instalações temporárias a intervenções urbanas.

Com uma prática que alia rigor técnico, detalhamento e pesquisa, o escritório busca soluções contemporâneas sem abandonar a tradição arquitetônica moderna, fruto da intensa colaboração com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O escritório tem trabalhos ligados principalmente à área cultural, e projetos concluídos para Nestlé, Votorantim, Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, Galeria Leme, Itaú, entre outros.

Finalista do “Prêmio Arquitetura & Construção – O Melhor da Arquitetura” em 2010 e 2011, o METRO Arquitetos também aparece em um lista com os 25 arquitetos ou escritórios de arquitetura que devem fazer diferença nos próximos 25 anos – ou seja, até 2035, da revista “AU – Arquitetura e Urbanismo”. Recentemente, o escritório foi selecionado para integrar a mostra “New Practices SP”, promovida em conjunto pelo IAB-SP e American institute of Architects (AIA), de Nova York, e teve o projeto Tour Nestlé Chocolover premiado com o 3º lugar na categoria “Obras Concluídas” do 10º Prêmio Jovens Arquitetos, do IAB-SP.

Os projetos desenvolvidos pelo escritório vêm ganhando cada vez mais espaço na mídia internacional. As publicações mais recentes aconteceram na revista italiana Casabella, comandada por Francesco Dal Co. Na mesma edição apareceram grandes nomes como Renzo Piano, Tadao Ando, Jean Nouvel, entre outros, destacados junto ao METRO na capa.

Também recentemente, o arquiteto Richard Meier, premiado com um Pritzker, foi editor convidado da revista L’Arca, e o METRO Arquitetos foi um dos escritórios escolhidos – dentre 4 brasileiros – para um panorama sobre jovens arquitetos mundiais.

SOBRE OS SÓCIOS

Martin Corullon

Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de S. Paulo, em 2000, ano em que fundou a METRO ARQUITETOS ASSOCIADOS. Desde 1994 tem colaborado frequentemente com o Arq. Paulo Mendes da Rocha. Integrou o grupo curatorial do Pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2006. Entre os anos de 2008 e 2009 trabalhou no escritório Foster+Partners, em Londres. Atualmente cursa o programa de Mestrado da Faculdade deArquitetura e Urbanismo da Universidade de S. Paulo.

Anna Ferrari

Arquiteta e Urbanista pela FAU Mackenzie, em 2000. Colabora com o escritório desde a fundação e é sócia desde 2005. Trabalhou no escritório TotalEco Design, com a Arquiteta Leiko Hama Motomura, 1998. Colabora com a artista plástica Laura Vinci desde 2002 em projetos de obras de arte e instalações com grandes dimensões e com o artista plástico Leon Ferrari desde 2006. Atualmente integra a equipe de Herzog & de Meuron, em Basel.

Gustavo Cedroni

Arquiteto e Urbanista pela FAAP, em 2000. Trabalhou com Pedro Paulo de Melo Saraiva em 1999, e com Eduardo Colonelli, em 2000. Colabora com o escritório desde 2002 e é sócio desde 2005.

www.metroo.com.br

Tags:

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Reforma Fácil
      Logo
      Shopping cart