Mostra Bienal Ibero-Americana de Design

A Bienal Ibero-Americana de Design (BID), exposição que acontece a cada dois anos em Madri (Espanha), terá mostra representativa de suas três edições (2008, 2010 e 2012) a partir de 16 de abril no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Sob curadoria de Giovanni Vannucchi e Ruth Klotzel, a BID no Brasil exibirá uma seleção de peças apresentadas na capital espanhola, com 23 países participantes.

A mostra, intitulada BID 8|10|12, é uma realização do MCB e da Doble Cultura + Social com patrocínio da Deca. Tem como objetivo trazer ao público brasileiro um panorama da recente evolução do design da região, que colocou no mapa internacional da produção contemporânea novas capitais como São Paulo, Buenos Aires e Bogotá.

A exposição no MCB apresentará 159 trabalhos representativos das principais categorias do design produzido nos últimos anos, com ênfase à participação do Brasil na edição 2012. Serão exibidas 50 peças, 12 trabalhos digitais e 96 painéis, entre design gráfico, produtos, moda, têxtil, e design de interiores.

“O design de países de economia emergente entra em evidência em razão da estreita relação entre design e economia hoje”, afirma o idealizador da BID, Manuel Estrada, que estará no Brasil para a abertura da exposição e para participar da mesa de debates no dia 17 de abril.

Para o diretor técnico do MCB, o arquiteto Giancarlo Latorraca, que participou como jurado da BID 2012, o ponto forte das obras está no resgate de técnicas e tradições associadas ao uso de novas tecnologias que viabilizam soluções criativas, além de promover consciência sobre as culturas originais. “O cenário traçado na BID 8|10|12 contribui aos novos desafios do design global na medida em que revela produções conscientes de sua implantação local, viáveis pelo próprio resgate de disponibilidades técnicas e materiais regionais, aproximando a produção da realidade econômica.”

“Esperamos, com essa exposição, abordar o design ibero-americano que assume um protagonismo importante no mundo contemporâneo, reconhecendo as riquezas, diferenças e afinidades de suas várias culturas e buscando alternativas para os já conhecidos caminhos de desenvolvimento. Não podemos seguir repetindo fórmulas conhecidas sem considerar valores que a realidade nos coloca, e buscando práticas para um mundo mais saudável, plural e justo”, concluem os curadores Ruth Klotzel e Giovanni Vannucchi.

Design de moda, colares tubulares, Brasil. (Crédito: Divulgação)

Design de moda, colares tubulares, Brasil. (Crédito: Divulgação)

Design brasileiro de produto, Ciranda, do Instituto Noisinho da Silva, Belo Horizonte. (Crédito: Divulgação)

Design brasileiro de produto, Ciranda, do Instituto Noisinho da Silva, Belo Horizonte. (Crédito: Divulgação)

Mesa-Redonda – No dia seguinte à abertura da exposição, 17 de abril às 19h30 no MCB (com entrada gratuita), haverá uma mesa de debates com o título “Re-conhecendo o design ibero-americano”. Na ocasião, após introdução da curadora Ruth Klotzel, haverá explanações sobre as realidades regionais e o histórico da BID pelos palestrantes convidados: Gonzalo Castillo (CHI), Levi Girardi (BRA), Manuel Estrada (ESP) e Marita Quiroz (PER). Ao final das falas, o mediador da mesa, Giovanni Vannucchi, convidará o público a participar com perguntas para os debatedores.

A Bienal Ibero-Americana de Design (BID), organizada pela DIMAD, Associação Designers de Madri, e pela Fundación Diseño Madrid, acontece desde 2008, com trabalhos representativos de diferentes categorias do design realizados nos últimos 20 anos nos países ibero-americanos. O conteúdo final de cada edição da BID é determinado por um júri internacional e a pré-seleção das peças é feita por comitês compostos de representantes de cada um dos países que integram a Bienal.

Curadores

Giovanni Vannucchi e Ruth Klotzel são os representantes do Brasil no Comitê Assessor permanente da BID. Vannucchi é designer arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), diretor da Abedesign – Associação Brasileira das Empresas de Design e sócio da Oz Estratégia + Design.

Ruth Klotzel é formada pela FAU-USP, cofundadora da ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos do Brasil e diretora da Associação Mundaréu, ONG dedicada a criação de oportunidades para trabalhadores excluídos do mercado formal.

O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e que comemora este ano sua 27ª edição.

BID 8|10|12 – Bienal Ibero-Americana de Design
Realização: MCB e Doble Cultura + Social
Patrocínio: Deca
Apoio: DIMAD, Oz Estratégia + Design, Estúdio Infinito
Apoio Institucional: ProAC
Projeto realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2011

Abertura: 16 de abril de 2013, terça-feira às 19h30
Entrada gratuita e aberta ao público em geral

Visitação: até 16 de junho de 2013

Debate “Re-conhecendo o design ibero-americano”
17 de março, quarta-feira às 19h – Entrada Gratuita

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727

Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Domingos e feriados – gratuito

Acesso a pessoas com deficiência/ Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Reforma Fácil
      Logo
      Shopping cart