Pintura: Dicas que facilitam a repintura

Mudar a cor da parede é quase obrigatório quando a ideia é renovar um ambiente. Mas, nem sempre o resultado é aquele que se espera. Algumas dicas simples podem evitar surpresas desagradáveis e garantir uma superfície bem acabada.
Limpar e lixar a parede que vai receber a nova pintura é a primeira providência. Mas, é no momento de decidir com qual cor pintar que os procedimentos podem variar.
Se a superfície for neutra, de cor clara, não há mistério. Basta ter uma tinta que atenda aos padrões mínimos de qualidade e conformidade, lixa, um rolo de pintura, pincel, bandeja, fita crepe e bastante jornal ou lona plástica. Mas, se a repintura tiver que ser feita sobre uma cor mais escura, ou a tinta escolhida para a nova pintura também é de cor escura, existem alguns segredos que vão evitar surpresas desagradáveis.


Por exemplo, se a parede está pintada de vermelho e a intenção é pintá-la de amarelo, ao invés de passar uma infinidade de demãos de tinta amarela, o mais indicado é lixar a parede vermelha, remover todo o pó e passar uma ou duas demãos de tinta branca fosca para neutralizar o vermelho e só depois aplicar a tinta amarela. Lembrando que deve-se respeitar o intervalo de secagem entre demãos. “Como a tinta branca tem mais cobertura que as coloridas, ela prepara a parede para receber a outra cor com que se deseja fazer a repintura”, explica William Hamam, da Tintas Futura.

Hamam também alerta para o tipo de parede a ser pintada. Se interna ou externa, se porosa ou lisa, enfim, variáveis que vão determinar qual o material e procedimento adequados para cada situação.

Por isso, se você está pensando em mudar a cor do seu imóvel, acompanhe essas dicas que vão ajudar qualquer pessoa a ter o conhecimento básico para realizar a repintura de um ambiente:

1- A superfície que irá ser pintada deve estar limpa, sem problemas de superficie (ex. umidade, mofo, descascando, bolhas, etc.) e seca. Se estiver engordurada é necessário lavar com detergente neutro e enxaguar bem. Se houver partes mal aderidas, devem ser raspadas ou escovadas;

2- Eliminar pequenas imperfeições com massa corrida em superfícies internas e com massa acrílica nas áreas externas ou internas que ficam em contato com água ou vapor. Após a secagem, deve-se lixar e remover o pó;

3- Se a parede estiver em mau estado, será preciso remover a pintura anterior e aplicar uma demão de fundo preparador de paredes seguindo as instruções de diluição da embalagem do produto. O fundo preparador é indicado sempre para a repintura em paredes descascadas, pintadas com cal, que estejam esfarelando, ou até mesmo em caso de pintura sobre gesso novo.

4- Se a tinta que se deseja cobrir for brilhante (esmalte, óleo, semibrilho ou acetinado), será necessário lixar até a perda do brilho.

Para maiores informações, consulte o site www.futuratintas.com.br ou ligue gratuitamente para o Disk-Futura no 0800-7732900.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Reforma Fácil
      Logo
      Shopping cart