Telhas brancas auxiliam na redução de temperatura em ambientes

Com a chegada do verão, é comum o aumento de desconforto em ambientes fechados em decorrência das altas temperaturas. Mesmo com a utilização de sistemas de climatização, edificações que possuem telhas mais escuras exigem mais tempo para reduzir a temperatura interna, ocasionando desperdício de energia elétrica.

O uso de telhas brancas proporciona a redução do consumo de energia elétrica de 30% em áreas pequenas e 20% em locais maiores, além do ganho em conforto térmico.

– Telhados brancos tornam mais eficiente o uso de aparelhos de refrigeração, pois as cores claras refletem com mais eficiência a radiação emitida pelo sol, enquanto as mais escuras absorvem com mais intensidade a radiação.

O resultado é o maior conforto das pessoas presentes no ambiente, e a redução do consumo de energia elétrica de 30% em áreas pequenas e 20% em locais maiores – conforme o diretor de ensino e treinamento da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Paulo Beyer.

Telhas brancas ajudam  areduzir o consumo de energia

Telhas brancas ajudam a reduzir o consumo de energia (Foto: Mauro Plastina)

Tendência em telhas brancas traz bom visual e eficiência

Tendência em telhas brancas traz bom visual e eficiência (Foto: Mauro Plastina)

Porém, segundo o Gerente Comercial da CEUSA Revestimentos Cerâmicos, João Constante, essa alternativa passa quase despercebida pelas pessoas, que se preocupam mais com a qualidade estética das edificações.

– Nós disponibilizamos telhas de linha escura por uma questão de gosto dos clientes. Atualmente, o ideal para se colocar em uma casa seriam as telhas claras, porque a quantidade de calor absorvida é menor. Sendo assim, elas reduzem o impacto sobre o meio ambiente, bem como a temperatura dos edifícios, que podem cair entre de 3 a 14 graus – disse Constante.

Um projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo visa a pintura dos telhados das edificações de branco. O objetivo é conscientizar a população e reduzir as ilhas de calor nas grandes cidades, causadas pela absorção dos telhados escuros.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Reforma Fácil
      Logo
      Shopping cart