Árvores na calçada, conheça seus benefícios

Árvores na calçada, conheça seus benefícios
fevereiro 14 17:00 2013 Imprimir Este artigo

Árvores na calçada, conheça seus benefícios. De acordo com pesquisas, uma rua arborizada pode ter até 2,5 graus centígrados a menos de temperatura que uma rua do mesmo bairro, sem árvores.

Em termos práticos, significa que a presença de três árvores frondosas pode reduzir em até 50% o consumo de energia com ar condicionado no edifício sombreado por elas.

No entanto, apesar das vantagens indiscutíveis, a presença de árvores nas zonas urbanas pode gerar preocupações.

Árvores na calçada, conheça seus benefícios

Especialmente em época de chuvas intensas, uma vez que a queda de uma árvore de grande porte torna-se um risco iminente.

Para evitar esse tipo de acidente, a paisagista Erly Hooper ensina a identificar árvores que podem cair a qualquer momento.

“Existem casos em que o caule da árvore tem uma broca e já está perdendo folhas. Isso significa que o caule está podre e aquela árvore merece uma atenção especial”, explica.

Árvores na calçada, conheça seus benefícios.

Árvores na calçada, conheça seus benefícios. (Foto: Divulgação)

 

A paisagista alerta, porém, que existem outros fatores que podem derrubar uma árvore, além do seu apodrecimento.

Muitas árvores aparentemente saudáveis caem. Isso se deve muitas vezes ao corte imprudente da raiz.

Além disso, se a chuva for de vento muito forte, a árvore, mesmo saudável, pode tombar”, observa, é preciso agir preventivamente.

“Antigamente se plantavam árvores aleatoriamente. Hoje, existem orientações sobre o que você pode ou não plantar num passeio.

Se for embaixo de fiação, por exemplo, só se for de pequeno porte”.

A profissional diz que as árvores mais indicadas para os espaços urbanos são Quaresmeira, Ipê Tabaco, Escumilha e Murta.

Dão sombra, mas não prejudicam o passeio, como acontecem com algumas árvores maiores que, podem até não cair, mas destroem as calçadas.

Isso devido a protuberância das raízes. Essa situação é mais comum entre as árvores mais antigas, plantadas sem o cuidado que existe hoje.

Para esses casos, não é aconselhado o corte da árvore. “Entre um passeio bem cuidado e uma sombra gostosa de uma árvore, eu fico com a segunda opção.

A contribuição da árvore para o frescor da cidade vale esse sacrifício. Além disso, quem destrói ou danifica uma árvore comete crime ambiental”, finaliza.

  Tags desta publicação:
  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.