As Plantas Trazem Beleza E Qualidade De Vida Para Sua Casa

As Plantas Trazem Beleza E Qualidade De Vida Para Sua Casa
junho 11 22:25 2008 Imprimir Este artigo

plantasAs plantas melhoram a qualidade do ar, embelezam o ambiente e, de quebra, tranquilizam quem as cultiva.
Por Cintia Baio

As plantas artificiais são comuns nas residências, principalmente em apartamentos. São vistas como uma maneira prática de colorir o ambiente, se encaixam perfeitamente no cotidiano de quem vive na correria e acredita, principalmente, que o lugar delas (as verdadeiras) é fora de casa.
Mas se a desculpa para não tê-las em casa é essa, já pode começar a inventar outra. E se a outra desculpa for falta tempo, você verá que não é necessário dispensar mais que dez minutos por dia para cuidar de seus vasos e criar um ambiente repleto de beleza, aroma e tranqüilidade em seu lar.

Escolhendo os lugares certos

Embora os ambientes fechados possuam vários fatores que podem prejudicar o desenvolvimento das plantas, como falta de luz do sol e má ventilação, é possível sim ter uma variedade delas em casa. Para isso, basta escolher as espécies mais resistentes a essas condições adversas.
A maioria, se desenvolve em locais bem iluminados, mas sem receber a luz direta do sol, como é o caso da violeta e orquídeas. Outras, se adaptam melhor a ambientes úmidos e nunca com luz do sol direta, como as samambaias e avencas. Confira o quadro com as condições mais adequadas para algumas espécies:

Antúrio————— Luz indireta em grande quantidade
Árvore- da-felicidade — Luz indireta em grande quantidade
Azaléia ————- Luz direta em grande quantidade
Bromélias———– Poucas horas de luz por dia
Caladium———– Luz indireta em grande quantidade
Crisântemos ——— Luz direta em grande quantidade
Flor-de-maio——— Poucas horas de luz por dia
Gérbera————– Poucas horas de luz por dia
Hortênsia———– Luz direta em grande quantidade
Kalanchoe ———— Luz direta em grande quantidade
Lírio-da-paz ——— Luz indireta
Lírios ————– Luz indireta em grande quantidade


A casa toda florida

Em todo cantinho da casa cabe uma planta. Pode ser uma violeta na janela, um bonsai ou uma árvore-da-felicidade. O importante é estar atento a luminosidade do local e encontrar a que mais se adapta ao cantinho escolhido. Antes de conferir as dicas, vale lembrar que é preciso de alguns cuidados em relação à dengue: nunca acumule água nos pratinhos dos vasos, encha-os de areia para que ela absorva a água que escorrerá do vaso, evitando assim que o mosquito da dengue deposite seus ovos ali.

Cozinha

Esta costuma ser uma parte bem iluminada da casa, por isso a dica é escolher plantas que necessitem de bastante luz. Em um vaso, com mais ou menos 40 cm de diâmetro, plante chás como menta, camomila, boldo ou temperos como manjericão e alecrim. Depois de preparar a terra e plantar as mudas, coloque folhas secas ou pedrinhas em volta do vaso para decorar. Não esqueça de regá-las uma vez ao dia. (Veja como preparar adubo)

violetaSe preferir flores, a violeta é uma opção. Atualmente, existem cerca de 6 mil variedades dela. Mas fique atento, porque a violeta, se cultivada em locais com pouca iluminação, produzirá apenas folhas e nenhuma floração. Por outro lado, se receber muita iluminação, suas folhas ficarão amarelas com as bordas queimadas. O melhor a fazer é colocá-la próxima a uma janela que receba a luz do sol pela manhã, e girar sempre o vaso para que ela cresça uniformemente. Na hora de regar, procure jogar água apenas na terra, ou no pratinho da planta, nunca nas folhas, e não a deixe encharcada porque isso contribui para o apodrecimento das raízes e folhas.

Banheiro

avencaAté o banheiro pode e deve ter plantas. De acordo com o Feng Shui (técnica que visa harmonizar o espaço com influências naturais), o banheiro suga toda a energia vital que nele entre. Inclusive, acredita-se que, se a porta do banheiro permanecer aberta, a energia vital da casa também é sugada, causando problemas de saúde, no trabalho e estudo.
Portanto, uma maneira de combater tal influência negativa é colocar plantas nesta área, principalmente as que cresçam para cima, para que elas auxiliem no equilíbrio das energias, uma vez que o banheiro tem água, e a água tem polaridade Yin (negativa) e estas plantas tem polaridade yang (positivas).
A avenca se adapta muito bem a locais úmidos. Conhecida por sua fragilidade, é muito procurada por se acreditar que ela espanta mau-olhado e absorve a energia ruim do local. Quando murcham, é sinal de que alguém invejoso estava no ambiente. Mantenha-as longe da luz do sol direta e não as regue em demasia.

Quarto

jardineiraUma boa opção para enfeitar o quarto é ter uma jardineira. A escolha das espécies a serem plantadas depende, principalmente, da intensidade de luz do local. Quando há muita incidência de luz solar, pode-se optar por gerânios, trepadeiras, petúnias. Se há iluminação, mas não incidência direta dos raios de sol, plante um lírio da paz.
Prepare a jardineira depositando algumas pedras ou argila estendida no fundo para ajudar na drenagem. Depois, coloque três partes iguais de areia, húmus e terra vegetal. Coloque as mudas espaçadamente e preencha com o restante da terra. A rega deve acontecer uma vez ao dia.

Sala

Por ser um local onde a família se reúne e recebe os amigos, nada melhor que enchê-la de beleza e alegria. As flores são a melhor opção para garantir essas sensações. Se a sua sala for bem iluminada, recebe luz do sol direta pela manhã ou no final da tarde e arejada, fique feliz porque você encontrou um ambiente ideal para muitas flores. Como são muitos os tipos, oferecemos algumas dicas de flores que combinam com seu signo ou quem sabe as que estão em alta no inverno. Confira:

As flores de cada signo:

floresAries – cravo vermelho
Câncer – rosa branca
Libra – rosa cor-de-rosa, narciso
Capricórnio – flor-de-lótus
Touro – rosa cor-de-rosa
Leão – papoula, margarida
Virgem – crisântemo
Escorpião – crisântemo, copo-de-leite
Aquário – Estrelitzia
Gêmeos – crisântemo
Sargitário – hortênsia, amor-perfeito
Peixes – violeta, lívio-branco


Floração em pleno inverno

Azaléia (Rhododendron indicum) Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima)
Delfínio ou esporinha (Delphinium ajacis)
Giesta (Spartium junceum)
Glicínia (Wisteria sinensis)
Jasmim-amarelo (Jasminum primulinum)
Jasmim-manga (Plumeria sp.)
Kalanchoe ou gordinha (Kalanchoe blossfeldiana)
Orquídea Cymbídio (Cymbidium híbrido)

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
  1. Alice Souza
    maio 18, 13:50 #1 Alice Souza

    Oi pessoal, ganhei um lírio (no vaso)de presente de aniversário no ultimo dia 14 e agora quero plantá-lo na terra.

    Preciso saber qual o melhor local, se tem que pegar bastante sol, quantas vezes devo regar e como preparar a terra antes de plantá-lo.

    Espero que possam me ajudar pois não entendo nada de jardinagem mas quero muito poder continuar com essa flor e de preferencia no quintal de minha casa.

    E por falar nisso, se eu plantar mais de um tipo de lírio bem juntos(duas cores diferentes) é verdade que a cor da flor que nascerá sera outra diferente da que eu plantei? Se sim, por que??

    Aguardo breve retorno.

    Desde já agradeço.

    Alice Souza

    Responder este comentário

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.