Jardins bonitos valorizam a propriedade

Jardins bonitos valorizam a propriedade
julho 14 10:40 2011 Imprimir Este artigo

Um estudo encomendado pela Husqvarna, empresa sueca de equipamentos para manejo de área verde, ouviu 5 mil proprietários de nove países diferentes em quatro continentes e constatou que ao cuidar de seus jardins, as residências podem aumentar o valor da sua propriedade, em média, 16%.

 

“O Efeito do Jardim muda a visão tradicional sobre qual é o melhor investimento para sua casa. O tempo gasto cortando a grama, removendo as ervas daninhas, podando as cercas-vivas e irrigando podem ser as melhores opções de investimento”, explica Eduarda Varela, coordenadora de Marketing para América Latina da Husqvarna.

Para ajudar os proprietários a estimar o retorno do investimento no jardim, o relatório desenvolveu uma medida chamada Retorno de Venda. Essa classificação leva em conta os ganhos do Efeito do Jardim e os custos para transformar uma área externa mediana em um belo local.

Para os proprietários da França, por exemplo, o estudo estimou que o retorno seria de 5 euros para cada euro investido ao criar um espaço bem cuidado e projetado, quando a propriedade for vendida.

 

Para uma análise mais precisa, o estudo ouviu ainda 44 corretores imobiliários com a intenção de avaliar com precisão a estimativa de valorização do imóvel por meio do jardim. Assim, para cada aumento na atratividade do exterior, foi pedido aos corretores que estimassem a mudança no valor de mercado.

O resultado foi um aumento de quase 10% para as residências que possuíam um jardim bem cuidado. Em contra partida, uma maioria absoluta, 72%, estimou que o efeito negativo no valor de um imóvel com área externa negligenciada é de até 15%.

“Está mais que clara a importância de cuidar do seu jardim, seja ele grande ou pequeno. Além do retorno do investimento, você ganha um espaço bonito para aproveitar com a família e com os amigos”, diz Eduarda.

Investimento em manutenções de jardins

Independentemente do tamanho do imóvel, proprietários com jardins comuns precisarão de equipamentos para criar o ambiente e manter o espaço em boas condições, com árvores podadas, cercas-vivas aparadas e as passarelas limpas.

Existem produtos no mercado que facilitam a manutenção desses ambientes, como podadores de cercas-vivas e de galhos, roçadeiras, sopradores e até motosserras. “Esses produtos podem ser encontrados tanto para uso doméstico, para pequenos reparos, como para uso profissional, ou seja, você pode comprar um podador para ser usado por você ou pelo seu jardineiro”, conta a coordenadora de Marketing, Eduarda Varela.

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.