Na Sombra De Um Árvore

Na Sombra De Um Árvore
junho 14 21:06 2008 Imprimir Este artigo

arvoreQuando o sol esquenta, procuramos alguma sombra. Entre a sombra de uma árvore e a de uma construção, escolha a da árvore. De acordo com o professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Demóstenes Ferreira Filho, “o frescor da árvore é mais prazeroso devido a evapotranspiração que ocorre nas folhas dos vegetais. Sob as árvores ocorrem a absorção da radiação, a transmissão e reflexão, o que causa o efeito refrescante muito diferente do que se sente na sombra proporcionada por uma estrutura construída”.

Demóstenes aponta que a sombra também é boa para a pavimentação: “permite maior vida útil para o asfalto e demais pisos construídos, pois proporciona menores dilatações nos materiais evitando buracos na pavimentação”.

A árvore também contribui para retenção da água da chuva e para absorção da poeira do ar. Melhora a umidade do ambiente e é barreira para a poluição sonora, além de ser uma bela contribuição para a paisagem urbana.

De acordo com o engenheiro florestal Marcos Rogério Diniz, os benefícios vêm da biomassa da árvore e quanto maior ela for, maior será o impacto positivo. Mas alerta que é preciso cuidado ao escolher a espécie, pois a parte aérea da árvore pode danificar a rede elétrica, e as raízes podem comprometer o esgoto e causar estragos no piso.

Dicas para acertar na escolha da árvore

Proporção: Segundo o engenheiro Marcos, o tamanho das árvores deve ser correspondente ao da rua. “Se a rua tem sete metros, deve-se plantar árvores de pequeno porte na calçada com a rede elétrica. Do outro lado, são árvores de médio porte. Se for uma avenida, ruas acima de 10, 12 metros, pode-se optar por espécies de porte maior”, explica.
Galhos, flores e frutos: É recomendável árvores sem bifurcação baixa para que os galhos não atrapalhem a circulação de pessoas. Deve-se evitar as espécies com flores e frutos grandes.
Crescimento: Árvores de crescimento rápido são as mais indicadas e as com raízes mais profundas evitam estragos em calçadas.
Regional: É importante plantar árvores do bioma local, capazes de atrair os pássaros e de formar florestas urbanas. A escolha da espécie também depende do clima da cidade.

Atenção: do plantio…à poda!

Espécies de árvores com vida útil menor do que 10 anos não são recomendáveis. Locais em que há fios de eletricidade devem ser plantadas árvores de porte pequeno, como Quaresmeira(foto), Ipê de Jardim, Resedá e Murta. Para locais onde não há fiação, pode-se optar por espécies de porte maior, como Sibipiruna, Aroeira Salsa, Oiti, Jambo do Pará. (veja quadro com relação de espécies e características).

Para o plantio Fernando Florentino, da Florentino paisagismo em Goiânia, aconselha que seja feita uma cova de, no mínimo, 30cmX30cmX50cm. E também que se use o corretivo para solo (Calcáreo) e um adubo químico NPK 4:14:8 => 100g/cova misturado ao solo.

O canteiro ao redor da árvore é recomendável para que as novas raízes cresçam sem sofrer com a compactação do solo. Fernando ainda recomenda que se amarre uma vara à árvore para que a planta não sofra abalos.

“Folhas e galhos dão o equilíbrio às árvores. Quando nós fazemos a poda, mexemos com seu equilíbrio e ela promove um crescimento radicular para compensar esse desequilíbrio”, daí a importância do cuidado com a poda, explica o engenheiro Marcos Rogério.

Fernando Florentino orienta que inicialmente deve-se fazer podas de condução da árvore, ou seja, “guiar o tronco para que cresça o mais ereto possível até alcançar 2 metros. A partir daí escolhe-se 3 a 4 galhos para dar início a formação da copa”.

Mas não se deve podar demais! A poda drástica é proibida na maioria as cidades. Significa que se for tirado mais de dois terços da árvore, a pessoa pode ser multada porque essa poda pode causar a morte da planta.

Por: Eveline Maranhão
  Tags desta publicação:
  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

28 Comentários

  1. Andreia
    junho 27, 17:36 #1 Andreia

    Boa Tarde!!
    Desejo saber, qual a época certa para o plantío de árvores frutíferas.

    Obrigada

    Responder este comentário
  2. Cleusa Ap david
    setembro 09, 20:39 #2 Cleusa Ap david

    Boa noite,
    Gostaria de saber quais são as espécies de árvores que adaptam-se em solos úmido e encharcado?

    Responder este comentário
  3. ELIANA
    outubro 06, 08:40 #3 ELIANA

    ESTOU A PROCURA DE ARVORES FRUTIFERAS PARA SEREM PLANTADAS NA CALÇADA DA MINHA CASA .
    TEM QUE SER DE PORTE PEQUENO ,POIS TEMOS A FIAÇAO DA REDE ELETRICA
    OBRIGADA. ELIANA

    Responder este comentário
  4. lucio oscar
    outubro 16, 16:08 #4 lucio oscar

    Boa tarde!!
    Quero dicas de árvores de sombra p/ plantar na calçada em frente a minha casa, região das missões, RIO GRANDE DO SUL.

    Responder este comentário
  5. Hanna
    novembro 11, 20:45 #5 Hanna

    Boa noite!
    eu queria saber mais sobre árvores de médio porte!
    obrigada.

    Responder este comentário
  6. MARIA APARECIDA
    dezembro 02, 16:36 #6 MARIA APARECIDA

    BOA TARDE!
    GOSTARIA QUE ME MANDASSEM ALGUMAS FOTOS E DESCRIMINAÇÕES DE ÁVORES ORNAMENTAIS DE PEQUENO PORTE, PARA QUE EU POSSA DÁ MAIS VIDA A MINHA CALÇADA, DEIXANDO BONITA ,E PRAZEROSO SENTAR UM POUCO NAS NOITES PARA RESPIRAR UM POUCO DE AR FRESCO.
    DESDE JÁ ESTOU MUITO GRATA!
    TCHAU, TCHAU. MARIA APARECIDA EVANGELISTA DE CARVALHO.

    Responder este comentário
  7. Marcos Frucri
    dezembro 09, 21:22 #7 Marcos Frucri

    Moro em Dracena-SP, onde possuo duas quadras que estou loteando e gostaria de efetuar o plantio de árvores de pequeno e médio porte nas calçadas.
    Gostaria de receber informação com fotos, de variedades que posso utilizar.

    Responder este comentário
  8. maisa Wanus
    dezembro 22, 16:30 #8 maisa Wanus

    ESTOU A PROCURA DE ARVORES FRUTIFERAS PARA SEREM PLANTADAS NAS CALÇADAS DAS CASA PARA MELHORAR A VISÃO PAISAGISTICA DO MUNICIPIO EM UM PROJETO DE ARBORIZAÇÃO.
    TEM QUE SER DE PORTE PEQUENO ,POIS TEMOS A FIAÇAO DA REDE ELETRICA BEM PRÓXIMA AS CASAS
    OBRIGADA. MAISA

    NO AGUARDO

    Responder este comentário
  9. Daniel Maia Teixeira
    janeiro 09, 15:25 #9 Daniel Maia Teixeira

    Boa tarde.

    Tenho uma casa em um vilarejo à beira da praia nordestina, com jardim ao lado da varanda voltada para o nascente. Gostaria de indicação para o plantio de árvore com flores/folhas coloridas a fim de propiciar sombra. Passa fiação elétrica por cima do local. Construção próxima.

    Desde já gradeço a atenção.

    Daniel Maia

    Responder este comentário
  10. l.pavanelli
    janeiro 09, 19:39 #10 l.pavanelli Autor

    Olá Daniel Maia,

    O idéal é você consultar um profissional ou empresa da região para ficar seguro e não ter surpresas com o resultado. O clima a região e solo fazem toda à diferença na escolha.

    Abs.

    Responder este comentário
  11. Maria Antonieta
    fevereiro 25, 23:34 #11 Maria Antonieta

    Vendo o site desta página, ví o ipê pequeno porte, lilás e gostaria de ter informação do nome técnico para plantar em meu jardim. Florentino, sugestões são aceitas. Fineza indicar outros tipos similares (peq.porte)com flores de cores variadas para a frente da minha casa. Moro em recife. Agradecemos sua resposta. Ma. Antonieta.

    Responder este comentário
  12. margareth
    fevereiro 26, 13:03 #12 margareth

    boa tarde,gostaria de saber qual e especie de arvore q posso plantar na frente de minha casa.pois tinha uma arvore grande que teve q ser arrancada pq sua raiz estava danificando a estrutura de minha casa.por isso tem q ser uma arvore d pequeno porte.obrigado

    Responder este comentário
  13. rodrigo de bessa
    março 25, 14:27 #13 rodrigo de bessa

    estou montando um lava-jato bar em um espaço de 700m2, porém não há sombra no local, gostaria de plantar uma árvore de porte médio, já com mais de 1m de altura, de crescimento rápido e de boa sombra, pra que eu possa aproveitá-la pro bar. Gostaria de ter mais informações á respeito da árvore que devo plantar. Desde já agradeço a atenção.

    Responder este comentário
  14. regina abreu
    maio 13, 07:49 #14 regina abreu

    gostaria de saber especie de arvore que posso plantar em
    area de brejo, e ao redor de corrego.
    já tenho plantado varios ingás, mas gostaria de diversificar
    as especies para atrair passaros.
    obrigada.

    Responder este comentário
  15. Aline Santiago
    agosto 19, 20:42 #15 Aline Santiago

    Por favor, gostaria de saber o nome de uma arvore de pequeno porte para plantar na calçada da minha casa. A mesma fica do lado do sol e a garagem passa o dia no sol quente. Tb gostaria de uma sugestão de arvore para plantar no jardim que tb seja de pequeno porte, meu jardim tem 5m de comprimento e 5 de largura. Muito obrigada.

    Responder este comentário
  16. Maria Helena Borges Belato
    outubro 16, 09:19 #16 Maria Helena Borges Belato

    Bom dia.
    Estou a procura de sugestões de árvore de pequeno porte indicada para ser plantada em cemitério próximo a túmulos.
    Vocês poderiam me sugerir algo?
    Obrigada.
    Helena.

    Responder este comentário
  17. Hermes Roberto Gonzalez
    novembro 01, 22:45 #17 Hermes Roberto Gonzalez

    Gostaria de saber o que faço para acabar com ums larvas que fecham a folhas dos fixos. Tenho dois ´pés em frente a minha casa e todos os dias tenho que tirar as folhas fechadas para não alatrar.

    Responder este comentário
  18. berenice
    novembro 23, 09:36 #18 berenice

    gostaria de saber qual o nome de arvores de bergamota ou laranje bem pequenas mas que ganham frutas, tamanho de mais ou menos 1,5metros?E qual arvore de medio porte ideal para sombra?obrigada

    Responder este comentário
  19. hizildinha
    dezembro 30, 10:38 #19 hizildinha

    FELIZ ANO NOVO, inicialmente. Prezados, gostaria de informações, ois comprei um imovel que tem arvores de mais de 35 anos plantadas, num espaço de mais ou menos 700m2, então gostaria de saber se existe algum tipo de graminea que pode ser plantada sob elas, pois gostaria de aproveitar este espaço, evitando o barro(terra) em a´rea para diversão dos meus filhos. Grande abraço. e obrigada desde já.

    Responder este comentário
  20. Bruna
    fevereiro 10, 15:14 #20 Bruna

    Olá! Adorei o site. Estou construindo e queria plantar uma arvore na calçada de minha casa. Gostei muito da Murta, mas gostaria de saber quanto tempo ela demora para crescer, aproximadamente. Obrigada!!

    Responder este comentário
  21. tania
    fevereiro 18, 14:14 #21 tania

    tenho um espaço perto da porta da cozinha e de 4,05 x 2,03 com grama gostaria de colocar uma árvore neste espaço seráque a quaresmeira ficaria bom.moro em maricá rj.

    Responder este comentário
  22. José Geraldo
    fevereiro 20, 18:33 #22 José Geraldo

    Boa noite,

    quero plantar uma arvore no agreste nortestino, na cidade de Pesqueira, pois, a casa fica pra o lado poente e a tarde o sol bate defronte de toda a casa, quero uma arvore que cresçaa logo para dar sombra.

    grato
    Geraldo

    Responder este comentário
  23. ZULEIDE
    abril 06, 15:50 #23 ZULEIDE

    Moro no Paraná, cidade Cascavel, gostaria de plantar na minha calçada uma árvore de crescimento rápido e de porte pequeno a médio, preciso de sugestões. obrigada.

    Responder este comentário
  24. Alaide
    agosto 09, 15:06 #24 Alaide

    Gostaria de saber qual arvore frutífera seria melhor para plantar na calçada?

    Responder este comentário
  25. sueli
    setembro 20, 08:03 #25 sueli

    Gostaria saber qual arvore plantar no quintal que faça sombra e não muita sujeira perto tem uma piscina.

    Responder este comentário
  26. luciana vespaziano
    setembro 30, 13:22 #26 luciana vespaziano

    Ola,boa tarde!
    gostaria de receber dicas
    sobre que tipode arvore que posso
    plantar na frente de casa,pois gostaria de um arvore que nao tivesse muita raiz,para nao correr o risco de rebetar muro e calçada.
    desde ja agradeço sua atençao.

    Responder este comentário
  27. nete
    dezembro 12, 23:02 #27 nete

    Oi,ganhei duas mudas de Chal-chal, gostaria de saber como ela se desenvolve (raiz, copa,…)e se faz muita sujeira, pois pretendo plantar no meu quintal. Obrigada!

    Responder este comentário
  28. salete
    novembro 06, 23:17 #28 salete

    lindissimo e singelo amei !

    Responder este comentário

Adicionar um comentário