Dicas Sobre Ladrilho Hidráulico

Dicas Sobre Ladrilho Hidráulico
agosto 22 21:30 2008 Imprimir Este artigo

ladrilho

Ladrilho Hidraulico

De origem bizantina, esse piso foi difundido na França, Itália, Espanha e Bélgica com o surgimento do cimento Portland, em 1824, quando passou a ser usado para decorar as mansões da nobreza.
Presença constante em palácios europeus no século XIX, o ladrilho hidráulico foi moda por aqui na época da imigração italiana nos anos 20.

Hoje, ele está de volta, resgatado pela tendência retrô que valoriza elementos do passado na decoração. Quase um século depois, sua produção artesanal continua a mesma. Utiliza, inclusive, as fôrmas de bronze originais trazidas da Europa. A receita: as tintas são despejadas no molde, que depois é desformado. Na seqüência, ganha camadas de pó secante e cimento úmido. Depois de prensada, a peça é levada ao descanso por 24 horas, seguida de imersão em água.

Dica do designer de interiores

O material é bastante resistente a impacto e desgaste. Porém, é necessário proteger o piso com um impermeabilizante, a fim de evitar manchas. O ladrilho é mais grosso que a cerâmica, portanto sua espessura deve ser levada em conta no preparo do contrapiso.
A boa adequação ao projeto é essencial: costumamos utilizar ladrilhos em terraços, halls, galerias, cozinhas, banheiros, salas de jantar e livings.

Instalação

Embora pedreiros possam fazer o assentamento dos ladrilhos, o mais indicado é optar por instaladores experientes, credenciados pelos fabricantes. “É sempre recomendável contratar mão-de-obra especializada”. Principalmente quando a paginação do piso é elaborada, para garantir que o desenho fique perfeito. Além disso, o instalador deve ter prática de nivelamento, já que as peças artesanais são produzidas com espessuras que variam de 1,6 a 2 cm (os ladrilhos feitos para parede têm cerca de 1 cm, porque precisam ser mais leves). As diferenças precisam ser compensadas na quantidade de massa colante para o produto ficar bem nivelado, e que o ideal é utilizar cimento branco estrutural no assentamento e impermeabilizar o contrapiso, evitando manchas provenientes da umidade do solo.
Lembramos que por se tratar de uma peça porosa, todo cuidado é pouco na hora do assentamento. Caso contrário, o ladrilho pode sujar e ficar manchado. O ideal é encerar cada peça antes de ser colocada, vale lembrar que a instalação dispensa rejunte porque sua dilatação é muito pequena, ao contrário da cerâmica. Deve-se evitar instalar o ladrilho sobre outros pisos, em todo caso, se essa for a única opção, deve haver um contrapiso bem nivelado e impermeabilizado. E com argamassa própria para colocação de piso sobre piso.

Manutenção

Dois dias após a colocação, aplicam- se três camadas de resina acrílica própria para ladrilhos hidráulicos, com oito horas de intervalo entre uma e outra, para impermeabilizá-lo e protegê- lo contra manchas. Já no dia-a-dia, pode-se lavar o piso com sabão neutro e água ou passar um pano úmido seguido de cera líquida incolor (uma vez por semana ou a cada 15 dias, se for um piso de pouco tráfego) para dar brilho e preservar a resina. Esta, no entanto, deve ser reaplicada depois de um a três anos, dependendo do uso, se for diário ou não. Quanto a riscos, é preciso tomar cuidado ao arrastar móveis muito pesados ou de ferro. No entanto, a peça riscada pode ser restaurada com um polimento feito com máquina apropriada, segundo os fabricantes.

Quanto custa
A média de preços do ladrilho hidráulico é de 25 reais o m2 dos modelos mais simples, cerca de 50 reais o m2 dos lisos e de 60 a 180 reais o m2 dos decorados. O alto custo tem explicação: quanto mais elaborado, maior o tempo para ser produzido. Um ladrilheiro experiente faz no máximo 15 unidades por dia, com desenhos e cores mais elaborados. Por isso, as encomendas levam de 20 a 40 dias para ficar prontas. O custo da instalação, sai de 25 a 30 reais o m2, sendo que um bom instalador chega a assentar 30 a 40 m2 de ladrilhos por dia, no caso de paginações simples.

Veja matéria completa em: http://www.viverbemonline.com.br/revista/166/textos/54/

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

19 Comentários

  1. Corina
    janeiro 09, 16:43 #1 Corina

    Mandei fazer uma mesa de cozinha em madeira de demolição com um vão para colocação de ladrilho hidráulico. Gostaria de obter informação sobre como “colar” essas peças sobre a madeira, pois a loja onde mandei fazer o móvel não quis se responsabilizar pela instalação.

    Responder este comentário
  2. l.pavanelli
    janeiro 09, 19:47 #2 l.pavanelli Autor

    Olá Corina,

    Se eu entendi, você tem um rebaixo no tampo da mesa? Se for isso, massa plástica deve ser eficiente ( não tenho certeza),ela é super resistente, inclusive para produtos quimicos usados na limpeza. Consulte o pessoal que trabalha com mosaico em móveis, eles devem ter outras opções melhores.

    Abs.

    Responder este comentário
  3. joaquim
    janeiro 11, 10:10 #3 joaquim

    Bom dia Corina!

    fabricamos ladrilhos aqui em muriae-MG, e ja fisemos algumas mesas com ladrilhos, pode colar com massa plastica, e não esqueça de impermeabilisar os ladrilhos, seja com cêra ou resina

    Responder este comentário
  4. Ana Saad Jafet
    março 02, 17:50 #4 Ana Saad Jafet

    Ola,
    moro num apartamento construido em 1972. Toda a sala e varandas internas sao de ladrilho hidraulico, eles nao recebem qualquer tipo de resina, certa ou polimento ha mais ou menos 10 anos. Percebi que estao ficando cada vez mais opacos (apesar de nao gostar de nada mto brilhante, acho que estao muito opacos). É uma extensao relativamente grande, por volta de 100m2. Como devo proceder, voces tem alguem para indicar para fazer o serviço em Sao Paulo – Capital?

    Responder este comentário
  5. l.pavanelli
    março 03, 19:35 #5 l.pavanelli Autor

    Olá Ana,
    Melhor você pesquisar empresas que fabricam ladrilho hidráulico, eles poderão indicar pessoal de manutenção.
    Seu apartamento deve ser bem bonito. É previlégio ter 100m2 de piso hidráulico hoje e se ele for decorado ao estilo “vintege” com certeza tem um plus em seu valor estético e comercial.
    Também acho bem interessante o seu piso sem brilho, existem resinas opacas que conservam e mantem o piso bonito.
    Boa sorte
    Abs.

    Responder este comentário
  6. Venilton Gustavo Marques
    março 31, 09:16 #6 Venilton Gustavo Marques

    Olá estou com uma obra onde estamos assentando ladrilhos hidráulicos e gostaria de saber se a alguma resina em especial para passar, ou se pode ser qualquer resina acrilica

    Responder este comentário
  7. l.pavanelli
    março 31, 17:37 #7 l.pavanelli Autor

    Olá Venilton,

    Dado ao maior grau de porosidade, não sei se qualquer resina, melhor consultar o fabricante para ver o tipo de cêra ou resina.

    Abs.

    Responder este comentário
  8. Rogéria Cordeiro
    abril 02, 13:36 #8 Rogéria Cordeiro

    Olá,
    Estou com uma obra em uma residência e tivemos uma pintura na parede de uma área de lazer com piso de ladrilho hidráulico. Houve alguns respingos pequenos de tinta, e meu funcionário passou Thinner, deu algumas manchas mais claras do piso. O piso está lá faz 08 anos e nunca foi dado manutenção nele, eles só limpam com pano úmido. Essas manchas claras poderiam ser o piso limpo???…ou acabou com o piso da minha cliente? Obrigada

    Responder este comentário
  9. Rogéria Cordeiro
    abril 02, 13:39 #9 Rogéria Cordeiro

    O que pode ser feito nesse caso???….Estou desesperada pois não tenho dinheiro pra poder trocar o piso da cliente se estiver arruinado com o piso dela!!

    Responder este comentário
  10. l.pavanelli
    abril 02, 16:12 #10 l.pavanelli Autor

    Olá Rogéria,

    Tremendo pipino,sugiro consultar empresas especializadas e fabricantes, pois como o ladrilho é artesanal e de fabricante para fabricante muda o processo de prensa e queima, não adianta inventar.
    O terrível é que esses “funcionários” são muito “criativos” eles não consultam nem pesquisam nada, “experimentam” se der certo ok, se não, você paga a conta.
    Boa sorte
    Abs.

    Responder este comentário
  11. Micaela Guerreiro Ferreira
    abril 27, 17:02 #11 Micaela Guerreiro Ferreira

    Meu pai é espanhol e conhece a técnica dos ladrílhos, inclusive ele tem algumas formas completas (bem antigas) feitas por ele e um tal balancin (acredito que seja a prensa). Seu sonho era que os filhos fabricassem, mas com a falta de dinheiro, infelizmente não foi possível. Há alguns dias, um rapaz nos procurou com o intuito de comprar tudo. Gostaria de saber de quanto seria o capital inicial para começar a fabricação desses pisos, ou se decidirmos vender, qual seria o valor dessas formas?
    qualquer informação será de grande ajuda!

    Micaela

    Responder este comentário
  12. ediuilson
    abril 30, 10:55 #12 ediuilson

    ala micaela sou dono de uma pequena fabrica de ladrilho me mande seu contato telefonico, que entrarei em contato com voce.com relaçao ao preço das formas tem variaçao tem variaçao conforme o desenho.

    Responder este comentário
  13. caroline
    maio 14, 15:32 #14 caroline

    Olá,

    Tenho ladrilhos hidráulicos instalados no chão do banheiro/chuveiro de meu apartamento. Sempre lavo e tb peço à faxineira que lave apenas com água e sabão de côco. De algum tempo pra cá o piso do chuveiro, principalmente, tem adquirido uma cor esbranquiçada, como uma camada grossa de sabão/sabonete.
    O piso está com aparência bem feia, tenho tentado remover esta camada, mas mesmo esfregando bastante ela não sai. Ao “arranhar”o piso com a unha, a camada sai um pouco, e por isso creio que seja sabão.
    Vocês tem idéia do que possa ser? Será que a faxineira usou um produto diferente? Como resolver?
    Muito Obrigada pela atenção.
    Caroline

    Responder este comentário
  14. Dennys
    julho 14, 20:19 #15 Dennys

    Ola,
    Estou reformando a frente da minha loja (parte externa), que possue alto trafego.
    o ladrilho hidraulico é mais resistente que uma ceramica PEI 5?
    Qual a diferença de durabilidade?
    Quais as vantagens de desvantagens…

    Grato

    Dennys Nery

    Responder este comentário
  15. Vgdhgggh
    fevereiro 18, 11:51 #16 Vgdhgggh

    Oiiiiii estou reformando minha casa….
    e precisa saber se o ladrilho é uma boa escolha??

    Responder este comentário
  16. Marcus
    dezembro 26, 10:32 #17 Marcus

    Olá,
    Tenho que pintar um mural em um restaurante arabe, a parede esta resvestida com ladrilhio hidraulico “bruto”(off white fosco), como se trata de uma pintura artistica posso usar tinta acrílica de acabamento acetinado, e depois aplicar algum verniz para fixaçao??

    Obrigado!

    Marcus

    Responder este comentário
  17. Viviane
    março 19, 21:38 #18 Viviane

    Observo que há muitas perguntas, mas poucas respostas… Pretendo fazer uma mesa de madeira com tampo em ladrilho hidráulico. Pelos comentários anteriores deduzi que devem ser colados com massa plástica e é necessário aplicar uma resina depois. Mas os ladrilhos devem ser assentados com junta? De que espessura? De que material?

    Responder este comentário
  18. Rogerio Mardegan
    fevereiro 26, 19:49 #19 Rogerio Mardegan

    Boa tarde

    Preciso de mão de obra para concluir instalação de ladrilho em minha sacada, ( o instalador anterior sumiu ). e instalar tambem revestimento ceramico sob pia.

    voces tem alguem para me indicar? A obra fica na Mooca em Sao Paulo.

    Responder este comentário

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.