A editora Martins Fontes lançou o livro Forma e Design, de Louis Kahn (1901-1974), um dos grandes nomes da arquitetura do século 20. A obra reúne os artigos teóricos mais importantes do autor e marca a fértil elaboração do conceito de forma e design como fonte para os arquitetos converterem seus projetos em realidade urbana.
Para Kahn, um edifício deve abrigar e estar destinado à vida das pessoas. Todo espaço tem um inegável caráter social e seus espaços atendem às condições humanas e ao lugar. Para ele, é onde o homem realiza suas atividades e, por consequência, manifesta a sua essência humana.
Louis Isadore Kahn (1901-1974) nasceu na Estônia, mas aos cinco anos mudou-se com sua família para os Estados Unidos (Filadélfia), onde cresceu e se naturalizou americano em 1914. Seu trabalho representou uma transição na cultura arquitetônica: a mudança do modernismo internacional para o estilo monumental e expressivo. Entre suas principais obras estão o Kimbell Art Museum, o Yale Center for British Art, o Jonas Salk Institute e o National Assembly Building, em Bangladesh.