Em três meses foram:
· Instalados 150 mil metros quadrados de coletores
· Gerados 20 MW para o setor elétrico, uma economia de 607,7 milhões.
· Redução de 2.400 toneladas de CO2, o equivalentes a uma área verde de 12 milhões de m2
O Departamento de Energia Solar (Dasol) da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), divulga balanço do 1º trimestre de 2009. Apesar da crise mundial, o setor apresentou um crescimento de 3,9% em relação ao mesmo período em 2008.
No ranking dos estados que mais instalaram coletores solares, os três que se destacaram foram Minas Gerais com 40,3% que é considerada a capital solar do Brasil, em segundo São Paulo com 27,9% e em terceiro Santa Catarina com 7,8%.
Perfil do mercado brasileiro de aquecedores solares
Atualmente, 200 empresas fabricantes atuam no mercado brasileiro de aquecedores solares, com uma cadeia de distribuição composta por mais de 3.000 revendas e instaladoras que geram mais de 18 mil empregos diretos e indiretos, com capacidade produtiva do setor de aquecimento solar em torno de 2 milhões de metros quadrados de coletores solares. O setor prevê um investimento na ordem de 60 milhões nos próximos dois anos para desenvolvimento de novas tecnologias e expansão da capacidade produtiva.
fonte: MCO Comunicação Empresarial