O gerente de Marketing & Comunicação da Montana Química fala sobre madeira engenheirada na construção civil:
“O mercado da construção civil utiliza cada vez mais madeira tratada de reflorestamento com medidas e proporções padronizadas e que a tornam uma solução ideal para a obra. É mais tecnologia a serviço do construtor.
Consciente das qualidades e propriedades da madeira de reflorestamento tratada, a construção civil brasileira demanda cada vez mais deste material, que ao mesmo tempo é nobre e ecológico. Hoje é uma exigência crescente no mercado o uso do material oriundo de reflorestamento, como forma de diminuir a pressão sobre espécies nativas.
Diante desta nova realidade, usinas de preservação de madeiras passam a oferecer produtos diferenciados, com mais elaboração e acabamento, para atender a demanda do novo consumidor muito mais exigente. O mercado da construção civil quer produtos de madeira, não apenas madeira bruta.
As usinas de madeiras desenvolvem produtos de pinus e eucalipto cultivados que passam por processos de perfilamento, com o diâmetro das toras uniformizado da base ao topo, atendendo a uma demanda crescente na construção civil. Um sistema com madeiras de pinus ou Amaru do tipo perfilado, as peças têm o mesmo diâmtero de ponta a ponta, eliminando as variações típicas da conicidade natural das espécies.
Tecnologia de produto – Madeira engenheirada é uma terminologia que define seu processo de industrialização. Há vários exemplos no mercado como a madeira meia-cana ou inteiras para fechamento e construção de paredes, com sistemas perfeitos de encaixe; vigas laminadas coladas, na dimensão da necessidade do construtor, telhas de madeiras, decks modulados com base plástica de encaixe, entre outras.
Esteticamente, ganha-se em beleza. Tecnicamente, o construtor sabe que tem em mãos um produto de excelente desempenho físico-mecânico e, acima de tudo, durável. Sabe também que não terá problemas de encaixes ou frestas, o que facilitará a aplicação de um acabamento.
A madeira engenheirada é uma evolução da madeira tratada na construção, tanto em elementos estruturais, quanto a interface com outros materiais, tais como esquadrias, portas, concreto e vidro, o que é fundamental para o conceito de construção industrializada ou pré-fabricada, e melhora a visibilidade da madeira na obra. A uniformidade da madeira engenheirada torna o produto ainda mais nobre. É solução inteligente para diferentes problemas nos projetos construtivos mais sofisticados.”
Artigo do gerente de Marketing e Comunicação da Montana Química, Rafael Ferreira