A Vermeil lançou sua coleção 2011. Além de reedições com novos acabamentos, a marca apresenta uma linha exclusiva desenhada pelo designer Pedro Useche.
Composta por mesa de centro, mesa lateral e mesa de jantar, a Coleção Carambola assinada pelo designer, recebeu esse nome por ter a base com formas que lembram o desenho da fruta cortada ao meio. É um trabalho geométrico montado com oito gomos de encaixe, que ganha ainda mais destaque com o tampo de vidro redondo. A estrutura das mesas pode ser revestida com variados acabamentos como pergaminho e folhas de ouro, presentes respectivamente na mesa de centro e na lateral.
“Para nós, o Pedro é um designer como poucos, que alia a criatividade com a técnica e dá um traço contemporâneo à marca, sem perder a característica artesanal e requintada”, diz Fabio Stal Papini, diretor de projetos da Vermeil.
Com um trabalho que pode ser definido como alta costura em mobiliários, mantendo a tradição do acabamento artesanal, a marca apresenta uma linha completa com cadeiras, mesas, poltronas, armários, buffets, entre outras opções. Para a nova coleção, a Vermeil investiu em acabamentos diferenciados como tecidos e detalhes de pastilhas de osso aplicados aos móveis.
Os tecidos pintados à mão pela desenhista industrial Adriana Pedroza e a artista plástica Carlota Gasparian do estúdio Adriana e Carlota Pintura e Objetos, possuem estampas limpas que fazem referência aos frutos e folhas brasileiras. Os desenhos foram feitos a lápis com linhas grossas e depois pintadas à mão na lona que reveste os mobiliários. Em destaque está o armário Fleur feito todo de Carvalho Ebanizado e com as portas revestidas com tecido com desenho de folhas.