O que torna uma sociedade inovadora? O modelo de cidades em transição é um exemplo de sociedade inovadora? Essas questões serão abordadas pela arquiteta e ambientalista treinadora do Movimento Cidades em Transição, Zaida Amaral, durante o Global Forum América Latina (GFAL), que ocorre de 29 a 31 de agosto.
Nesta edição, o GFAL tem formato diferenciado, totalmente virtual. Todas as palestras serão transmitidas pela web e ficarão disponíveis para consultas através de uma plataforma na internet. Os participantes poderão organizar a programação de acordo com seu interesse. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.
Zaida participará do eixo temático Sociedade Inovadora, que discutirá temas como a gestão, sociedade em rede, sustentabilidade, inovações sociais entre outros. Sua palestra será dia 29, das 15 às 16 horas.
A arquiteta explica que cidades em transição é um movimento internacional que engaja a sociedade e busca transformar cidades em modelos de coexistência e de produção autônomos e sustentáveis, menos vulneráveis às crises externas. Já existem 352 cidades do tipo, espalhadas por 31 países, e outras 362 estão a caminho da transição. No Brasil, há iniciativas no Espírito Santo, em Goiás e em bairros da Grande São Paulo e de Porto Alegre.
Além de Zaida, outros palestrantes, de renome internacional, participarão das discussões. Entre eles estão Carlos Teixeira, professor de design estratégico na Parsons The New School for Design, localizada em Nova Iorque; Clark Kellogg, diretor do Cal Design Lab da UC Berkeley – Universidade da Califórnia; Marc Giget, diretor-fundador do Instituto Europeu de Estratégias Criativas e Inovação (França); David Ugarte, sócio da Sociedad Cooperativa de las Indias Electrónicas (Espanha).