O mercado de telhas de concreto está visivelmente aquecido e em expansão. Segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Telhas Certificadas de Concreto (ANFATECCO), a produção anual tem girado em torno de oito milhões de metros quadrados.
No mercado nacional já concorrem setenta fábricas do material. E as projeções apontam para a necessidade de mais investimentos. Os números revelam uma prospecção de crescimento para o setor em torno de 10 a 12% ao ano, podendo chegar aos 15% no ano de 2012 acompanhando o ritmo de crescimento na construção civil que bateu recordes no ano passado.
Interessado no potencial desse mercado, o CEO da Telhas Granville, Erik Giordani Vieira decidiu investir R$ 5 milhões na compra da marca de telhas de concreto.
“Adquiri em 2012 uma empresa que desde sua criação, procura desenvolver um trabalho sério e de qualidade no nível que o mercado exige. Vamos manter esses ideais que fazem da marca Granville um diferencial no mercado interno. Nesse sentido, investimentos para o aumento na produtividade e, sobretudo na qualidade dos nossos produtos lideram a pauta da empresa. A intenção é nos firmamos como referência no setor” – enfatiza o CEO da empresa.
De acordo com Erik, o aporte também consistiu na transferência da fábrica de Pedro Leopoldo para um novo espaço construído em Sete Lagoas, pólo regional estratégico do ponto de vista industrial. Em 2012, a empresa ainda estará investindo R$ 2 milhões na modernização e ampliação da fábrica e modernização do setor de atendimento.
Todos os maquinários da antiga fábrica foram substituídos por equipamentos mais modernos, tendo em vista a garantia da eficiência e qualidade da produção. Todo o quadro organizacional foi redesenhado com base em pesquisas de opinião e consultoria especializada para definição das linhas dos empreendimentos.
Nos últimos meses, o quadro de colaboradores diretos foi ampliado em 30%. O quadro de indiretos em 50 %. Além disso, Erik planeja outras ações ainda para o ano em curso: “O espaço físico que foi ampliado conta agora com 3.500 m². Mas a demanda constante da racionalização do processo em nome da eficiência é quase que uma constante no setor. Por isso, nosso próximo investimento já em curso é a construção de um centro de distribuição, que irá somar mais 6 mil m² de infraestrutura com vistas à otimização dos nossos serviços”.
O CEO da empresa acredita que o crescimento do mercado de telhas está sendo potencializado pelo bom momento do mercado de construção:
“O que aquece a economia do país hoje é esse segmento. Sofre variações, mas é evidente que o processo é contínuo. O déficit imobiliário é uma realidade o que torna o crescimento estrondoso, além da necessidade de investimento em infra-estrutura e isso no âmbito nacional. Nós nos colocamos lado a lado com a construção civil na intenção de oferecer ao consumidor mais uma opção e mais qualidade. Um produto que faça diferença tanto estética quanto prática para aquele que encara o acabamento de sua casa como um investimento”, explica.
Confiante nesse movimento e atenta para o quadro nacional, a empresa planeja os investimentos futuros: “De acordo com pesquisas recentes, o PIB do nordeste cresce mais do que a média nacional, e um dos principais fatores desse crescimento é a construção civil. Essas projeções são ótimas para os nossos negócios. Elas justificam tanto nossa intenção de expansão quanto o a opção pelo lugar para o investimento. Nossa meta será levar uma filial da Granville para o nordeste nos próximos três anos”, ressalta.
Outros fatores que contribuem para o aquecimento do mercado de telhas de concreto são derivados do aquecimento do mercado da construção civil.
Primeiramente, o aumento no número de reformas residenciais à medida que expande a classe média no país. Segundo, o aumento na demanda por construções em condomínios fechados e ou investimento em uma segunda moradia.
“Percebemos uma mudança do perfil do nosso consumidor. Eles estão saindo dos grandes centros e procurando lugares mais calmos, refúgios como condomínios fechados, para construir a casa dos sonhos e buscar qualidade de vida”, ilustra. A demanda por telhas de concreto é uma realidade nesse contexto.
Segundo Erik há porém dois mitos que insistem em determinar a opção pela telha de concreto. Primeiro, a estimativa de que as telhas de concreto são mais caras do que as de cerâmica. Segundo, o mito de que elas demandam mais mão-de-obra no assentamento.
Ao contrário do que se pensa, esclarece o CEO da Granville, o custo do telhado de concreto está muito próximo ao da cobertura cerâmica, com a diferença da qualidade e longevidade que telhado assume no conjunto.
“Por serem duplas, as telhas de concreto garantem maior rapidez na execução da montagem do telhado, o que promove, ao contrário do que se pensa, a redução do custo da mão-de-obra. Além de, pelo mesmo motivo, serem necessários menos peças para a cobertura do espaço”, explica.
Some-se a isso o fato de que as telhas Granville são mais resistentes pois suportam peso de até 300 kg . Produzidas com alta tecnologia, elas contam com alta impermeabilidade, além de serem proporcionalmente mais leves quando considera o m² da cobertura.
A certeza da qualidade permite uma garantia de 25 anos para o produto. Sem falar no ganho estético.” Com oito diferentes cores em sua cartela, a Granville procura apresentar ao consumidor um telhado mais bonito e que vai harmonizar com a cor escolhida para a pintura da casa, sem perder a qualidade e a funcionalidade do material.
No site da empresa é possível que o cliente faça uma simulação de qual a cor da telha que vai se adequar perfeitamente ao restante da casa.
Sobre a Telhas Granville
Criada em 1998, a Telhas Granville vem atuando no mercado de construção civil, com foco na fabricação de telhas de concreto hidrofugadas – produtos com uma camada a mais de impermeabilização, componente diferenciado do produto.
A empresa desenvolveu uma tecnologia específica que garante à suas telhas maior resistência e longevidade. O sistema de encaixe obedece a um padrão de excelência, que agiliza o assentamento firme e eficaz.
Como as telhas são duplas, o manuseio, tal qual o assentamento, também se torna muito mais rápido e prático, reduzindo o custo de mão de obra e de material no computo geral. Montado com telhas Granville, o telhado se torna proporcionalmente mais resistente, menos pesado, e mais longevo se comparado com construções que levam telhas comuns.
Todas as informações sobre o produto são disponibilizadas pela empresa, que garante um atendimento diferenciado no sentido de garantia de uma escolha bem informada e vantajosa para seus clientes.
O CEO da empresa acredita que a credibilidade associada à marca Granville, que já se faz presente em toda a região sudeste do país, não só justifica a ampliação, mas, sobretudo demanda um desenho organizacional pautado na capacidade de modernização e de atendimento diferenciado como resposta efetiva ao mercado.