Os aquecedores de água são equipamentos que podem proporcionar o conforto de ter água aquecida no momento desejado para realizar diversas funções como tomar banho, lavar as mãos e rosto e também para realizar tarefas domésticas como lavar louças ou limpar a casa. Esse benefício é uma ótima vantagem em áreas com clima muito frio, uma vez que se torna quase impossível realizar essas atividades nas estações mais frias do ano, como outono e inverno, em determinadas regiões do país.
Ao construir uma casa uma das preocupações está em escolher ou saber determinar qual o tipo de aquecedor será instalado para realizar o fornecimento de água quente em todos os pontos necessários. A verdade à esse questionamento é que depende muito de variados fatores como a quantidade de banheiros disponíveis na casa, quais serão os pontos de consumo dessa água aquecida, a dimensão da construção e também qual a disponibilidade financeira para instalação do sistema.
Os tipos de aquecedores de água mais comuns são: aquecedor solar, aquecedor à gás e o aquecedor elétrico. A seguir vamos analisar um dos tipos mais comuns: os aquecedores de água elétricos. Esse tipo de aquecedor possui vantagens e desvantagens, assim como os demais tipos. São aquecedores que, como o próprio nome esclarece, necessita de energia elétrica para seu funcionamento. Os aquecedores de água elétricos são encontrados no mercado em dois tipos diferentes os: de passagem e acumulação.
1. Aquecedor elétrico de passagem
Um exemplo muito conhecido de aquecedor elétrico de passagem são os tão utilizados, chuveiros. O sitema de aquecimento de passagem é comum e encontrado em quase todo tipo de edificação, é que geralmente desconhecemos ou ignoramos esse fato.
O Aquecedor de passagem é instalado diretamente no ponto onde será utilizado e sua eficácia é considerada menor quando comparado ao sistema de combustão. Esse modelo oferece algumas vantagens como instalação rápida e de fácil realização, assim como o baixo custo de sua instalação e manutenção. Em contrapartida o aquecedor de passagem oferece baixo rendimento e alto consumo.
2. Aquecedor elétrico de acumulação
Comumente conhecidos como boilers, os aquecedores elétricos por acumulação, são feitos de metal e apresentam formato cilíndrico, similar aos aquecedores de gás por acumulação. Seu funcionamento se dá através do acúmulo de água no interior desses cilíndros, que são aquecidas por resistências elétricas, instaladas no interior do boiler.
Esse sistema oferece diversas vantagens como a eficácia na produção de água quente, a rapidez na distribuição dessa água e também a possibilidade de oferecer água aquecida para diferentes pontos da construção. Porém como desvantagem esse sistema apresenta alto índice no consumo de energia, uma vez que esse tipo de aquecimento funciona de forma ininterrupta para manter a água sempre aquecida e estar sempre pronto para atender a necessidade nos diversos pontos da casa. Há uma opção para reduzir o consumo de energia elétrica, que é a instalação de um timmer que aciona o sistema somente em horário programado.
Se você optar por utilizar um aquecedor de água elétrico, esteja disposto a verificar e analisar junto à um profissional da área qual será a melhor e mais eficaz opção para o seu tipo de construção e necessidade.