O aquecedor de água a gás tem seu funcionamento baseado em dois tipos de sistemas, por passagem e por acumulação. O aquecedor por passagem tem seu funcionamento realizado como sugere o próprio nome, quando a água é aquecida devagar, conforme passa pelo aparelho. Há uma sepertina que envolve a câmara de combustão, quando acionada aquece-a e seu calor é tranferido para água.
Os aquecedores de água são divididos em alguns tipos diferentes, os mais conhecidos e utilizados são os aquecedores elétricos e aquecedores a gás. Há também o aquecedor de água solar que oferece diversas vantagens sustentáveis como a utilização de energia retirada da fonte natural Sol.
Os aquecedores de água a gás são muito semelhantes ao sistema de aquecimento elétrico, porém no caso do aquecedor de passagem, há em seu interior um queimador de gás ao invés das resistências elétricas, esse queimador fica localizado na parte central inferior e quando ligado acende uma chama, e sua queima (calor) atravessa rapidamente todo o aparelho. Ainda no modelo de aquecedor por passagem é possível adquirir esse aparelho em diferentes versões como os de Exaustão natural e Acendimento automático.
No caso dos aquecedores de água a gás por acumulação, a água é aquecida previamente e fica armazenada em um reservatório com finalidades térmicas e fica instalado no fundo do aparelho.
A vantagem desse tipo de aquecimento, em relação ao elétrico, é que a pressão da água se torna maior e esquenta rapidamente, porém nesse modelo de funcionamento há a possibilidade de ocorrer vazamento de gás caso seu funcionamento não seja observado e as manutenções periódicas não forem realizadas de acordo. A temperatura também é um fator que pode causar desconforto uma vez que é muito dificil controla-la e geralmente permanece alta.
Para instalação do aparelho de aquecimento recomenda-se um local bem ventilado, pois para seu bom funcionamento o queimador precisa de oxigênio para realizar a combustão. A chaminé também merece atenção, deve ser verificada e limpa sempre que necessário.