Confira a versatilidade do acrílico neste projeto de banheiro.
A arquiteta paulista Luciana Pastore venceu a primeira edição da Campanha Banho Assinado, da Vallvé (empresa especializada em acessórios e complementos para salas de banhos especiais), com um banheiro feminino, no qual ela apostou em paredes revestidas de acrílico em várias cores. “O material foi o que deu o diferencial, ele casou muito bem com a proposta pela quantidade de cores e pelo brilho, que tem um efeito extremamente interessante”, detalha Luciana.
Mas a utilização do acrílico em revestimento de paredes é apenas uma das inúmeras possibilidades de aplicação do material em banheiros. Banheiras de acrílico, por exemplo, têm se tornado cada vez mais frequentes. “Hoje, 30% das peças são de acrílico”, afirma Danilo Trevisan, gerente comercial da Bérkel, fabricante de chapas acrílicas associada ao Indac.
Esse crescimento da demanda, segundo Trevisan, está diretamente ligado as características do material. “O acrílico é mais higiênico, por não ser um material poroso, é mais resistente, pode ter várias formas e é o que mais se aproxima das cores da cerâmica, casando melhor com as outras peças do ambiente”, afirma o gerente da Bérkel.
Outros plásticos também fazem frente ao acrílico na aplicação em banheiros, só que de forma inadequada. “É muito comum as empresas comprarem peças de poliéster como assentos de vasos sanitários, achando que são produzidos com acrílico e repassarem o erro para o consumidor”, diz Fernando Antônio Geraldes, diretor da Formacril empresa transformado de acrílico desde 1978. “O poliéster é muito mais duro, tanto que se sofrer uma pancada forte ele quebra na hora”. Da experiência de 33 anos com acrílico, a empresa especializou-se na produção de linhas completas de acessórios para banheiros, como assentos, bancadas, cubas, cestos, papeleira, prateleira, saboneteiras e toalheiras. “Quase tudo pode ser de acrílico”, diz o diretor da Formacril. “Principalmente no caso dessas peças, que geralmente são mais frágeis, o acrílico tem muito mais resistência do que outros plásticos, além da flexibilidade que evita que o material envergue e da beleza que faz dele superior a qualquer outro plástico.”