Entre os setores da Habitação, seguramente, o da Iluminação é o que passou por maiores transformações na última década. Além do aspecto tecnológico, com o desenvolvimento de lâmpadas mais eficientes, econômicas e com melhor reprodução de cor, foram introduzidos novos formatos e materiais que tornam as luminárias ainda mais belas e importantes entre os elementos do projeto de interiores.
Entre as lojas do Núcleo que atuam neste segmento estão a La Lampe e a Dominici, duas das mais reconhecidas marcas no cenário Nacional.
La Lampe
Com o denominador comum da inovação, a La Lampe introduziu e passou a propagar desde sua implantação no mercado brasileiro, em 1987, um novo conceito em iluminação, que dá total prioridade ao projeto luminotécnico. “A presença da luz, integrada à Arquitetura, que atualmente representa a tendência mais moderna da iluminação mundial, seguramente tem sido a diretriz fundamental da atuação e do sucesso da La Lampe, nesses 18 anos de atividades”, acentua Marc van Riel, diretor-presidente da empresa.
“Na realidade, a luz compõe cenários que modificam e transformam ambientes, podendo gerar múltiplas sensações e despertar emoções de todo tipo, ou seja: fazer sonhar, sugerir fantasias e determinar estados de espírito e funções”, assinala Marc, lembrando que essa orientação se traduz em conforto, aconchego e amplos benefícios aos clientes, especialmente graças aos produtos exclusivos criados por talentosos designers e luminotécnicos brasileiros, que asseguram excelência em qualidade e eficácia nos resultados.
Para atingir esse objetivo, a La Lampe desenvolveu uma moderna rede de Showrooms nas principais cidades brasileiras, com atuação global e uníssona, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Curitiba, Vitória, Fortaleza, Recife e Campinas.
Em reconhecimento à confiabilidade de sua marca, ao seu pioneirismo na integração da iluminação à arquitetura, à valorização dos profissionais do setor e ao atendimento eficaz aos clientes, a La Lampe foi eleita Empresa “Top of Mind” da decoração nacional pela Associação Brasileira de Designers de Interiores, através de um estudo com 3.200 Arquitetos e Designers de todo o País. Outros importantes prêmios se somam à trajetória desta respeitada marca – genuinamente nacional – pois, pelo terceiro ano seguido, a La Lampe foi eleita “Empresa Top” como Fornecedora de Iluminação, em pesquisa elaborada pelo Instituto IPSOS-Marplan, para a Editora Magazine/Revista Casa&Mercado.
Tecnologia
Entre os lançamentos que ajudaram a empresa a conquistar esta liderança em 2005 está o novo Sistema Xenon Lighting. Este produto foi destaque no showroom da La Lampe da Al.Gabriel Monteiro da Silva e na edição paulista da Casa Cor 2005, nos projetos de — Clarissa Strauss (Banho dos Meninos) e Esther Giobbi (Living).
O Sistema Xenon Lighting é um recurso luminotécnico com aplicações bastante diversificadas que permite a iluminação de nichos como estantes, armários, bibliotecas, home theaters e outros pontos similares. É constituído por módulos de soquete flexível, próprios para uso de lâmpada Xenon bipolar.
O novo sistema apresenta ampla versatilidade, uma vez que possibilita sua instalação de modo independente ou em conjunto com dois outros módulos desta linha: prateleira e básico. Detalhe interessante do sistema é a aplicação de filme de alumínio na área dos soquetes, que permite a melhora da performance da lâmpada, sem consumo de energia.
Banho dos MeninosNo Banho dos Meninos projetado por Clarissa Strauss foi amplamente utilizado o Sistema Xenon Ligting que, ao emitir luz de tom dourado, compõe com a madeira um ambiente quente e acolhedor. No Living da Casa Urbana, projetado por Esther Giobbi, o charmedo espaço foi valorizado pelo emprego do Sistema Xenon Lighting em sancas e rasgos no teto. O projeto também destaca o uso de spots quadrados (linha exclusiva Trend), sendo complementado por luminárias decorativas, como a nova coluna de chão Galileu.Living
Dominici
As novidades apresentadas pela Dominici, além da tecnologia, apostam em fatores como o Design, novos materiais e muita criatividade.
A linha Linux, criada pela Designer Baba Vacaro, possui pendente, coluna (luminária de chão) e arandela com corpo branco brilhante. Delicada, simples e eficiente, é ideal para iluminação geral nas mais diversas aplicações. Sua estrutura é produzida em alumínio pintado na cor branco brilhante e base com acabamento cromado.
– Pendente Linux: medidas: 6,5 cm X 44 cm X 60 cm. Luminária de teto com haste fixa, que utiliza duas lâmpadas halógenas tipo palito de até 300w e telhas difusoras em vidro borosilicato jateado.Quasar
– Coluna Linux: medidas: 22 cm X 30 cm X 190 cm. Coluna com rebatedor metálico giratório, que utiliza uma lâmpada halógena tipo palito de até 300w e telha difusora em vidro borosilicato jateado. Ideal para as mais diversas aplicações, inclusive em situações em que o teto não pode atuar como refletor.
– Arandela Linux: medidas: 6,2 cm X 20 cm X 6,4 cm. Arandela para iluminação indireta que utiliza uma lâmpada halógena tipo palito de até 300w e telha difusora em vidro borosilicato jateado.
A linha Quasar, criada pelas Designers Andreza Seabra e Andréa Posmik, é composta por um pendente regular em acrílico lapidado (Medidas: 14,5 cm X 14,5 cm X 28 cm). É a interpretação contemporânea de uma tradicional técnica de lapidação em cristal. Fabricado em acrílico lapidado, produz um interessante efeito ótico na superfície da peça e projeta uma explosão de luz e sombras ao seu redor. Altura regulável através de cabos de aço. Canopla com acabamento niquelado acetinado.