A captação da água de chuva é uma solução inteligente para ajudar na sustentabilidade do planeta e ainda economizar.
O manejo das águas pluviais, historicamente representado por galerias pluviais, canais e áreas de retenção (hoje: piscinões), vem nas últimas duas décadas recebendo em muitos países do mundo a complementação por medidas como captação direta dos telhados, retenção temporária, aproveitamento e reinjeção no subsolo da chuva.
A ideia é captar a água da chuva antes que chegue ao solo, onde normalmente se contamina, ficando imprópria para uso. Um telhado é um coletor de águas pluviais, e as calhas servem para recolher a água da chuva e reconduzí-la para não empoçar, protegendo de sérios danos provocados pela água, como rachadura, corrosão e infiltração.
As melhores calhas para esta finalidade são as feitas em plástico, cobre e zinco, ou as de concreto e cimento, amianto e alvenaria.
A Calhas Kennedy comercializa calhas em chapa galvanizada, alumínio e cobre, disponibilizando modelos padronizados (beirais, platibandas, telhados embutidos e etc) mas também trabalha com projetos de modelos sob medida, além de todos os acessórios necessários para a instalação e fixação.