De 28 de fevereiro a 8 de março, a equipe de arquitetos da Copa do Mundo de futebol, que será realizada no Brasil, estará na África do Sul, sede dos jogos de 2010, para conhecer estádios e outras instalações realizadas exclusivamente para o evento. Ao todo, o país africano investiu R$ 7,97 bilhões em estruturas esportivas e infraestrutura necessárias à realização do torneio.
A viagem é organizada pelo Portal 2014, parceria entre o Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) e a Editora Mandarim, tendo como patrocinadores Usiminas, Arcelor Mittal, Lanxess e CSN. “A viagem é uma oportunidade para que os profissionais conheçam a experiência sul-africana na organização desse que é um dos eventos mais grandiosos e empolgantes do planeta”, afirma Rodrigo Prada, diretor de Marketing do Portal.
O grupo de arquitetos da Copa reúne profissionais brasileiros e estrangeiros responsáveis pelos estádios que irão receber o torneio em 2014. Participam da missão 20 profissionais, representando as 12 cidades-sede escolhidas, além de Leon Myssior, vice-presidente do Sinaenco e coordenador do Time de Arquitetos da Copa, representantes dos patrocinadores e equipe do Portal 2014.
O roteiro da viagem tem passagens por cinco cidades-sede e sete modernos estádios, incluindo as arenas Soccer City (palco da abertura e da grande final) e Ellis Park, ambas de Johanesburgo. De lá, segue para Pretoria (estádio Pretoria Loftus Versfeld) e depois para Durban, onde visitam o Moses Mabhida Stadium.
Está ainda prevista uma reunião com o presidente do Comitê Organizador Nacional da África do Sul, Dany Jordan, representante da FIFA no país. “Esses encontros serão de fundamental importância para que os arquitetos colham informações sobre os desafios encontrados durante as preparações para a Copa do Mundo. Assim como o Brasil, a África do Sul é um país que enfrenta dificuldades de diversas ordens, mas que com competência e criatividade está conseguindo realizar seus projetos”, ressalta Rodrigo Prada.