BC Arquitetos apresenta Casa Alva na CASACOR SP 2021

BC Arquitetos apresenta Casa Alva na CASACOR SP 2021
outubro 24 17:10 2021 Imprimir Este artigo

Idealizada para promover sensações de bem-estar e de relaxamento, a casa de Bruno Carvalho e Camila Avelar tem como ponto alto o spa íntimo, que conta com sala de banho, espaço de massagem e piscina com água termal

Reconhecido por seus projetos autênticos que seguem traços limpos e atemporais, onde obras de arte e peças de design ganham destaque na decoração, o escritório BC Arquitetos, comandado por Bruno Carvalho e Camila Avelar, participa da CASACOR SP 2021, com o projeto Casa Alva – uma espécie de caixa monocromática repleta de recortes, curvas e texturas, que primam pela conexão com a natureza através da presença de elementos como água, vento, fogo e luz.

“A palavra alva simboliza a clareza, a leveza e a luminosidade. Os recortes presentes no projeto evidenciam as entradas de luz e principalmente essa aproximação com a natureza. Os traços simples com detalhes arredondados conferem um ar poético e afetivo ao ambiente”, explica o arquiteto Bruno Carvalho.

bc-arquitetos-apresenta-casa-alva-na-casacor-sp-2021-2No living, que é integrado à sala de jantar, é possível perceber uma poética contemporânea e minimalista que norteia o novo morar, conectado com o futuro, já que a internet das coisas é uma realidade na Casa Alva. Isto porque o projeto apresenta um poderoso sistema de automação, desenvolvido pela High End, com o qual é possível controlar luz, som, cortinas, piscinas e todas as outras coisas que facilitam este novo conceito do morar.

Os traços limpos são evidenciados pela tinta Seda Damasco, da Coral, e pelo piso italiano Terrazzo, que foi escolhido para revestir toda parte interna do projeto. Concebido como um espaço em que todas as atenções estão “voltadas para dentro”, a Casa Alva valoriza, em sua essência, diversos conceitos da biofilia, que procuram promover a reconexão com elementos da natureza, como o fogo – caracterizado pela presença da lareira suspensa no living; a água – representada pelo banho termal, principalmente na piscina com fonte termal; o vento – que circula livremente devido à ausência de barreiras entre os ambientes; a luz – que é evidenciada pelos diversos recortes e o “verde” – observado na composição das plantas dos jardins, tanto o localizado na área externa, quanto o da interna – ambos desenvolvidos pelo paisagista Sandro Ward.

Um dos destaques do projeto é a presença massiva do mobiliário brasileiro de época, criados por artistas renomados como Joaquim Tenreiro, que assina as cadeiras que estão presentes na sala de jantar e no escritório. No living, os destaques ficam para a mesa de centro de Sergio Rodrigues e as poltronas de Percival Lafer e Zanini di Zanine. Complementam o mobiliário itens dos antiquários Galeria Teo, Herança Cultural e Use Galeria, além da Collectania e da Novo Ambiente.

Na sala, obra de Edgar Racy que desconstrói a bandeira do Brasil e o hino nacional, fortalece a presença da arte brasileira.

bc-arquitetos-apresenta-casa-alva-na-casacor-sp-2021-1No quarto de casal, chamam a atenção o banco esculpido em pedra por Claudia Moreira Salles (Dpot) e um biombo dos anos 50, que Bruno Carvalho escolheu para fazer as vezes de quadro acima da cama. Outro diferencial do ambiente é a cabeceira que foi customizada pela Collectania. Ainda neste mesmo espaço, há duas colaborações do Estúdio Manus, uma delas é a instalação de tecido que divide o quarto do spa íntimo e a outra, uma escultura de flor suspensa, que representa a linguagem onírica presente em todos os ambientes da Casa Alva.

No escritório, aparecem os famosos gansos azuis, que são personagens bastante presentes nos projetos desenvolvidos pelo BC Arquitetos em outras mostras e que têm uma relação afetiva com a dupla.

O ponto alto do projeto fica por conta do spa íntimo, composto por sala de banho, espaço para massagem e piscina com tratamento termal. A bancada em mármore travertino bruto jateado desenvolvida pelo escritório especialmente para a mostra com cuba embutida da Deca é a primeira visão de quem chega à sala de banho, dedicado ao relaxamento e ao bem-estar. À esquerda, está a área da ducha, que foi totalmente revestida com pastilhas de aspecto rústico da Belamari. O mesmo acabamento foi utilizado na área interna da piscina, que conta com torneiras para banho termal.

As soluções para sala de massagem, águas termais e tecnologia de automação da piscina estão presentes na Casa Alva através da parceria com a empresa Water Design.

Equilíbrio e leveza fazem parte do conceito do projeto do BC Arquitetos para a CASACOR SP 2021 – um espaço que prima pela calma, bem-estar e conexão com a natureza. Uma casa sem barreiras, onde a exaltação do relaxamento acontece no spa íntimo.

bc-arquitetos-apresenta-casa-alva-na-casacor-sp-2021-4
CASACOR São Paulo 2021

Data: 21 de setembro a 15 de novembro de 2021

Local: Parque Mirante (anexo Arena Allianz Parque)

Rua Padre Antônio Tomás, 72 (Rooftop)

Facebook: www.facebook.com/casacoroficial

Instagram: @casacor_oficial

BC Arquitetos

  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário