sexta-feira, maio 27, 2022
InícioArquiteturaA Casa Pitombas, do escritório Gilda Meirelles Arquitetura

A Casa Pitombas, do escritório Gilda Meirelles Arquitetura

Casa térrea com setorização modular dá praticidade a casa de campo assinada por Gilda Meirelles Arquitetura

São Paulo, 2021 – Projetada para ser o refúgio de um casal e seus três filhos no interior de São Paulo – no condomínio Quinta da Baroneza, em Bragança Paulista – a Casa Pitombas, do escritório Gilda Meirelles Arquitetura, é marcada pela integração dos seus ambientes em um projeto todo térreo, setorizado em módulos sociais e privativos. O resultado final é uma casa de arquitetura contemporânea, traduzida principalmente pela cobertura plana e aberturas que integram visualmente áreas internas e externas.

Materiais naturais, como madeira e pedras – responsáveis pelo aspecto de casa de campo -, se mesclam com o vidro e estrutura metálica para dar dinâmica à casa desde a fachada. Na entrada, o espelho d’água recebe os visitantes e os acompanha pela galeria que interliga as áreas social e íntima. Com fechamentos em vidro e ripas de madeira, este hall conecta visualmente o interior da casa e a área de lazer externa ao mesmo tempo que dá privacidade para quem está passando.

casa-pitombas-escritorio-gilda-meirelles-arquitetura-2

casa-pitombas-escritorio-gilda-meirelles-arquitetura-1
Para proporcionar privacidade em uma residência térrea, a solução encontrada foi a divisão por módulos, que podem ser observados na vista ampla do projeto pela variação de alturas na sua cobertura. Como ponto de encontro entre os módulos privativos e sociais, uma sala de TV espaçosa para acomodar família e amigos.

Na área externa, o declive do terreno foi aproveitado para valorizar tanto o desenvolvimento da piscina, com vista para a natureza, quanto da academia com sauna que, com sua estrutura em vidro, permite a visão para o jardim que está em um nível mais baixo.

O espaço de lazer conta ainda com uma varanda protegida por berais amplos e equipada com churrasqueira integrada à área de jantar. O forro e veneziana em madeira compõem com esquadrias em alumínio com acabamento marrom fosco. O uso dos materiais metálicos, inclusive, deu agilidade às obras e diminuiu o entulho gerado.

Ficha Técnica

Projeto: Residência Pitombas
Arquitetura: Gilda Meirelles Arquitetura
Interiores: Obra Prima
Paisagismo: jardim Paulistano
Área: 600m²
Ano: 2020
Fotografia: Alessandro Gruetzmacher

www.gildameirelles.com.br

@gildameirellesarquitetura

Redação Reforma Facilhttps://reformafacil.com.br
Nossa missão é apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida atravéa de informações sobre projetos, produtos, serviços e obras.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

ARTIGOS POPULARES