Prédio construído de cima para baixo reduz impacto ambiental

Já imaginou fazer um prédio de forma invertida, de cima para baixo ou invés do convencional de baixo para cima? Pois este sistema foi utilizado pela Construtora Hahne a fim de diminuir o impacto ambiental.

A Construtora Hahne nasceu em 1942 e vive seguindo as novas tendências no mercado de construções, buscando sempre inovar e colaborar com o meio ambiente o máximo possível. Foi desta forma que surgiu o projeto do prédio invertido.

Embora a princípio pareça uma ideia estranha, o projeto chega para revolucionar o que se conhecia até então na construção civil e mostrar que há uma forma diferente de construir e colaborar com o meio ambiente.

A obra é feita através de pilares fixados e lajes que começam do último andar até chegar ao térreo. Desta forma, há a otimização de materiais, uma velocidade maior na construção e um custo muito menor. E ainda há o benefício na redução do impacto ambiental.

Esta redução já começa a ser analisada durante o projeto. O uso de poliestireno, feito de material reciclado, ajuda a diminuir o uso do concreto e armadura. A construtora utiliza somente o que é realmente necessário em aço e concreto e depois a laje é preenchida com isopor também feito de material reciclável.

Este sistema já garante que o nivelamento da laje sem que seja feito um contrapiso. Com isso já dá para reduzir o uso de vigas e pilares em até 40%, o que colabora com a diminuição da emissão de CO².

Da mesma forma, não há escoramentos de madeira, que depois não são mais utilizados e apresentam desperdício de materiais. Os mesmos são feitos de metal, o que os torna reutilizáveis e ajuda mais uma vez a colaborar com o meio ambiente. Para se ter uma noção do impacto, uma obra de 500 m² precisa de 50 árvores para fazer este trabalho, sendo que cada árvore demora 25 anos para crescer e ficar ideal para o uso. São muitas árvores poupadas de desmatamento com esta nova técnica, além da redução de custos com o material reaproveitado.

A construção invertida, embora pareça uma ideia muito nova, já foi utilizada em muitos projetos de sucesso e até mesmo em uma obra de 300.000 m². Já foram mais de 30.000 árvores poupadas.

Um grande exemplo são os prédios IAB Joinville (SC), complexos industriais da Malwe Malhas, Duas Rodas Industrial e LGM Roupas, em Jaraguá do Sul. Em Ponta Grossa (PR), também há o edifício industrial da Bunge Alimentos feito desta forma e garantindo que grandes construções podem ser mais econômicas, seguras e também colaborar com o meio ambiente.

Construção invertida - Prédio IAB Joinville

Construção invertida – Prédio IAB Joinville (Foto: Divulgação)

Para solicitar informações ou algum orçamento de construção invertida, você pode entrar no site da Construtora Hahne em www.hahne.com.br ou ir até uma de suas filiais que ficam em Blumenau, Jaraguá do Sul e João Câmara. Também dá para entrar em contato através dos telefones e agendar um horário:

Bluemenau (SC) – Rua Itajaí, 642 – Fone: (47) 3326-0677

Jaraguá do Sul (SC) – Rua Albina Kogus Piazera, 170 – Fone: (47) 3376-0274

João Câmara (RN) – Tua OTR Comunidade Florêncio José, s/n – Fone: (84) 3262-2116

2 Comentários
Mostrar Todos Mais Útil Classificação Mais Alta Classificação Mais Baixa Adicionar a sua avaliação
  1. Gostei muito dessa opção, voces estão de parabéns, mas fiquei em dúvida quanto a sustentação, pois houve uma redução de vigas e pilares, isso não deixa o prédio com risco de desabar e quanto a colocação dos tijolos, é de cima pra baixo também?

    Obrigada,

  2. muito interesante, gastaria que se puderem enviem para o meu email

Deixe uma Comentário

Reforma Fácil
Logo