Cores na decoração: aprenda a usá-las

As cores aguçam os sentidos e emoções. São uma das responsáveis por deixarem os ambientes mais alegres e acolhedores, porém você deve saber usá-las de maneira harmoniosa. Confira algumas dicas da Associação Pró-Cor do Brasil.

As cores podem conferir ao ambiente um aspecto maior, menor, mais úmido, seco, acolhedor ou repulsivo. A seleção de cores envolve a finalidade do ambiente, a tendência ao estilo clássico, moderno ou clean do morador, os móveis, piso e demais itens que complementam a decoração.

Antes de dispor a cor nas paredes, faça um teste, pintando uma pequena placa para observar as variações da tonalidade final conforme a luz, aberturas (luminosidade causada pelas portas e janelas) e com o anoitecer, já que uma cor pode escurecer até 30%, se a incidência de luz da área for baixa.

Antes de pintar as paredes, observe bem a cor dos pisos. Se estiverem em cores claras, você terá uma maior liberdade com o que vai acima, podendo as paredes e demais elementos do espaço ser tanto claro, quanto escuro. Se forem em tons escuros, use as cores mais claras para o que vem acima deles.

Para o teto, se tiver o pé direito alto (acima de 2 m 80), a cor poderá ser mais escura que as paredes; Em ambientes baixos, com menos de 2 m 60, é mais adequado que o teto seja mais claro que as paredes.

Mas fuja de looks como o branco total, bege-na-casa-inteira ou demais exageros monocromáticos. O que indicam as pesquisas é que quanto mais diversificado for o ambiente, melhor é a condição para incentivar o relaxamento. Tente, sim, o branco, mas com pinceladas de grande contraste através de detalhes, mobiliário, peças decorativas, na cor que mais cai bem à sua personalidade.

Quem quiser apostar nos ambientes monocromáticos pode quebrar essa rotina com a luz. A função das lâmpadas é criar cenários, projetando os ambientes não só com as cores da tinta, mas também com as cores da luz, num efeito quase teatral que leva às residências ares mais acolhedor, sofisticado e colorido.  A iluminação com lâmpadas coloridas vem sendo empregada em ambientes internos, e não apenas em espaços públicos. É uma vertente que chega com força na iluminação de interiores, que a utiliza para criar uma nova realidade para o espaço, que fica totalmente diferente de como o é visto durante o dia.
Se deseja saber mais sobre cores, visite o V Encontro Brasileiro da Cor, dia 23 de setembro de 2010, no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Reforma Fácil
      Logo
      Shopping cart