Um dos termos atuais em praticamente todos os segmentos, desde comerciais à prestação des serviços é a sustentabilidade. Cada vez mais as pesquisas comprovam que a qualidade de vida está diretamente ligada ao ecossistema e a natureza de forma abrangente. Pensando nisso, o foco atual de arquitetos, decoradores, designers e engenheiros tem sido unir conforto, beleza e criatividade à utilização e aproveitamento de forma consciente dos recursos naturais.
Uma das nomenclaturas que marcam essa era de preocupação e conscientização é o Eco Design; (sinônimo de design for environment, green design ou design sustentável), um termo para uma crescente tendência nos campos da arquitetura, engenharia e design em que o objetivo principal é projetar lugares, produtos e serviços que, de alguma forma, reduzam o uso de recursos não-renováveis ou minimizem o impacto ambiental(contraste). Refere-se a integração sistemática de considerações ambientais, ocupacionais e sociais, no design de processos e produtos.
E foi exatamente essa a proposta do arquiteto e designer Aurélio Martinez Flores em sua criação; os Bancos SP-270. Feitos de madeira e lona, fazem referência à Rodovia Raposo Tavares, que liga São Paulo à divisa com o Mato Grosso do Sul. A principal preocupação do designer foi manter a cor e as estampas originais das lonas que protegiam as cargas dos caminhões antes de serem reaproveitadas. À venda na Firmacasa.